Captação de Pacientes de Odontologia via Marketing Digital para Dentistas
O Marketing Digital para dentistas, é ideal para negócios que necessitam aparecer nas primeiras posições do Google na sua cidade, distrito ou bairro.
Clínicas ou consultórios que necessitam captar pacientes odontológico nas redes sociais.
O Marketing digital para dentistas da trilha MV, tem como foco principal a captação de pacientes para clínica odontológica.
Com o mercado saturado de profissionais na área odontológica, torna-se necessário um meio de se destacar, meio a tantos outros profissionais.
Vamos falar sobre algumas vantagens de utilizar o Google, como plataforma captação de pacientes na estratégia de marketing digital para dentista.
1 – Captação de Pacientes de Odontológica Através do Google
É no Google que, 98% das pessoas pesquisam o que fazer, aonde ir e o que comprar.
Então, nada mais óbvio, que a sua clínica seja encontrada por usuários que estejam procurando tratamento odontológico.
O anúncio da sua clínica odontológica pode ser exibido no Google no momento exato em que uma pessoa estiver pesquisando por serviços oferecidos na clínica.
Sua clínica odontológica sendo assessorada por uma empresa especializada em marketing digital para dentista, seu negócio terá anúncios inteligentes e focados em captação de pacientes de odontologia.
O marketing digital para dentistas utiliza as ferramentas do google, para ajudar no processo de captação de pacientes.
Como por exemplo:
- Segmentação do bairro e cidade;
- Segmentação por idade conforme tipo de tratamento;
- Monitoramento de tendências de busca da região de atuação da clínica;
- Monitoramento de ligações;
- Criação de Campanhas segmentadas por especialidade ofertada pala clínica.
É facial perceber a importância da internet no mundo, além de ser um caminho de rápido acesso está disponível para todos.
Sabe o diferencial de anunciar sua clínica odontológica através do Google?
Ele não é manipulável. Como assim?
O Google é uma potência, pela sua capacidade de indexar conteúdo de forma eficiente.
Outras ferramentas de busca, como o Google, foram pioneiras, porém, seus critérios de rankeamento de entrega de conteúdo foram facialmente manipuláveis, e frequentemente manipulados.
Por isso o Google é considerado por muitos a maior ferramenta de vendas para negócios locais.
2 – Utilização do Google Ads, para Topo de Funil de Captação de Pacientes de Odontologia.
Primeiramente, o que é o Google Ads?
O Google Ads, é uma ferramenta de pesquisa, pertencente ao Google, onde ela é paga, para que seja fornecida um maior mecanismo de busca da internet.
Mas você deve estar precisando de uma resposta objetiva, certo?
Nós temos: o Google Ads é um serviço de publicidade online, desenvolvido e pertencente a plataforma Google, que serve para conectar empresa a consumidores de maneira simples e direta.
Lembra das ferramentas, técnicas e estratégias do marketing digital para clínica odontológica?
Topo de Funil: é preciso definir uma relação entre o que se busca e o que sua clínica oferece. Junto ao conteúdo de busca, você deve oferecer um conteúdo que seja atrativo, junto a ele, criar interesse para que o usuário acesse sua página, seja ela em qualquer plataforma.
Se há uma dúvida na busca, sua clínica deve oferecer um conteúdo informativo nada exagerado, apenas atrativo para quem está pesquisando.
Nesse material deve constar um material rico de informações, mas lembre-se, nada exagerado, mas que ofereça ao usuário as respostas que sane aquela dúvida, que possa ser baixado de alguma maneira, como por exemplo, e-mail.
Assim, é possível introduzir este usuário no topo do seu funil de marketing, através da coleta de dados (geração de leads).
3 – Utilização do Google Ads, para Fundo de Funil
Qualquer usuário que pesquise por tratamento especifico, é considerado fundo de funil.
Nesse caso, basta apenas encaminhá-lo para um site aonde tem o tratamento que foi buscado no Google
Está entendendo o poder do marketing digital para dentista, utilizando o Google como plataforma de captação de pacientes de odontologia.
4 – Utilização do Google Ads ou Facebook para divulgação de Clínica Odontológica?
Com certeza, essa é uma pergunta difícil para responder?
Mas, estamos aqui para ajudar você.
As divulgações devem e precisam ser nos dois.
Sua clínica odontológica deve utilizar os dois canais ao mesmo tempo, para criar uma sintonia de informações. Em uma boa estratégia de marketing para dentista, as campanhas no Facebook e Google, servem para auxiliar uma à outra, para realizar captação de pacientes de odontologia.
5 – Tipos de anúncios de busca pelo Google Ads.
O Google considera diversos fatores, para decidir quais anúncios serão destacados nas primeiras posições, como resultados de pesquisa, ou anúncio.
- Segmentação – Anúncios serão exibidos de acordo com as regiões geográficas escolhidas;
- Palavra-chave – Antes de anunciar é preciso escolher em quais palavras-chave (termos de busca) seu anúncio será veiculado;
- Relevância do anúncio – O tema dos anúncios deve estar de acordo com as palavras-chave escolhidas;
- Site – Relevância da página de destino do anúncio para o usuário;
- Taxa de conversão – Quanto mais pessoas realizarem ações específicas na página de destino, mais relevante o anúncio passa a ser;
- Lances – Aqueles que escolher um CPC (custo por clique) maior em relação ao concorrente, adquire mais vantagem competitiva;
- IQ (Índice de Qualidade): o índice de qualidade depende de todos os outros fatores mencionados acima.
Alguns critérios que o Google fornece aos anunciantes:
- Palavras-chave – os anúncios são exibidos com base nas palavras-chave escolhidas. Por exemplo: se a palavra-chave do anúncio for “Implante dentário”, o Google escolheria sites desse nicho.
- Canais – A segmentação por canais permite que você escolha onde seu anúncio será exibido. Na própria plataforma basta adicionar os sites em que deseja exibir os anúncios, em vez de palavras-chave.
- Remarketing – É uma ferramenta que ajuda você a se reconectar com os visitantes do seu site. Com isso, você pode atingir pessoas que já tiveram contato com você, mas não converteram.
- Tópico – A fim de categorizar os sites de diferentes nichos, o Google Ads criou tópicos específicos. Para o anunciante isso é vantajoso porque poderão selecionar vários sites que tratam sobre o assunto. Por exemplo, os sites relacionados a viagens serão listados no tópico “viagens”.
Há também os anúncios em vídeos, como no conhecido e famoso YouTube.
Nesse canal, sua clínica odontológica pode realizar sua propaganda através de vídeos apenas na sua cidade.
Os principais benefícios para divulgação em vídeo para uma clínica odontológica, são:
- Melhor segmentação – este tipo de anúncio tem segmentação demográfica, local, interesse, palavra-chave e dispositivo, o que ajuda a alcançar o público-alvo certo no YouTube e na Rede de Display do Google.
- Mais alcance – desde janeiro de 2017, o YouTube é o terceiro site mais visitado com 30 milhões de visitantes todos os dias. Além disso, anúncios em vídeo também estão disponíveis na Rede de Display do Google. Isso significa que você tem acesso a um público mais amplo.
- Mensurável – os anúncios do YouTube permitem que você saiba todas as métricas necessárias, como visualizações, taxa de visualizações, cliques, alcance, frequência, engajamento, desempenho etc. Isso ajuda a avaliar o sucesso dos anúncios em vídeo.
Gerar Leadas através de Redes Sociais
Já não é de hoje que as redes sociais deixaram de ser ferramentas de interação entre pessoas. Mas isso mudou, desde que empresas passaram a fazer parte também desse mundo, que antes era para divulgar momentos pessoais, as famosinhas fotinhas.
Hoje, essas plataformas se transformaram também em ambiente de negócio
Com a ajuda de um profissional, escolher a melhor rede social para as divulgações, é muito importante. Isso porque deve saber onde estão seus clientes, seus futuros pacientes, seus potenciais clientes, quais redes eles participam, assim, escolher aquela que se encontra quem busca pelo tipo de serviço, tratamento que a sua clínica oferece.
Em uma estratégia de marketing digital, focada na geração de leads, é a landing page. Através dela sua clínica pode oferecer informação valiosa para o seu público, em troca de informações como: dados pessoais e contato. Porém essas páginas de captura de dados, são usadas em blogs, e claro, sua clinica precisa ter o dela.
O mais importante: compartilhar conteúdos e materiais ricos e de qualidade.
5 – Finalidade do Marketing Digital para seu negócio
Diversas empresas já entenderam a importância do marketing digital para dentistas.
O investimento em recursos na internet traz resultados para seu negócio, pois se gasta menos do que com métodos tradicionais, que aliás, com a tecnologia que temos, tudo está ali nas nossas mãos, apenas com um celular.
Com a pandemia da Covid-19, o mercado se tornou escasso de uma hora para outra. Porém, a internet já estava ali, mas como uma maneira de entretenimento.
Porém, a pandemia acelerou ainda mais os processos de transformação digital.
Pode-se perceber que os consultórios e clínicas odontológicas, precisariam melhorar seus processos de captação de pacientes.
Conclui-se que o Marketing Digital para dentistas é o caminho que muitas clínicas tomarão e tomaram daqui para frente. Esse é o seu caso?
Praticamente tudo que você conhece sobre marketing na internet está vinculado á: blogs, vídeos, Facebook, Google, Instagram, newsletters, WhatsApp, Gmail e muito mais!
A combinação de um bom planejamento, utilizando esses canais para captação de pacientes de odontológica, irá gerar ótimos resultados.
Falamos sobre isso no início desse artigo.
A Grande maioria das clínicas, estão entendendo agora o marketing digital para dentistas.
Como todo e qualquer trabalho, o marketing digital exige estudos e pesquisas, e como qualquer outro negócio, não é gratuito.
Então, investir em marketing digital odontológico, tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional (anúncios em televisão, no rádio, na mídia impressa ou em outdoor), isso custa muito caro.
Como falamos também no início do artigo, o marketing digital odontológico é excelente para consultórios e clínicas que precisam alavancar vendas e captar pacientes de odontologia.