Agência de Marketing Digital em em Vitória, Vila Velha e Serra – Entenda mais sobre Funil de Marketing e Vendas.
Antigamente o profissional de marketing tinha à sua disposição uma quantidade limitada de canais para falar com seu público, e a comunicação era em massa com objetivo de alcançar o máximo de pessoas com uma única mensagem. Nessa época o famoso funil de vendas era controlado somente pelo time comercial, e marketing cuidava somente do topo do funil.
Hoje o cenário mudou completamente! Com o crescimento do marketing digital e, principalmente, o surgimento de novas metodologias como o Inbound Marketing,Outbound Marketing e Marketing de Conteúdo, o profissional de marketing possui um papel muito mais importante. Agora é possível direcionar as ações de marketing para públicos muito mais específicos, atingindo-os no momento em que sua mensagem será a mais eficiente.
O funil de marketing e vendas é um modelo que representa a jornada de sua audiência desde o momento em que ela tem o primeiro contato com sua empresa até a compra – e até mesmo no pós-venda, em alguns casos. A importância desse modelo é que ele possibilita ao profissional criar toda sua estratégia de maneira mais assertiva, com táticas direcionadas para possíveis clientes em cada etapa do funil do de marketing e vendas.
Vamos entender algumas fases para que o funil de marketing e vendas funcione de maneira eficaz?
Buscar o seu perfil de cliente ideal é uma das premissas básicas para uma estratégia ser bem sucedida.
Conhecer o seu público-alvo é essencial para o sucesso do seu negócio, afinal, conhecendo bem o perfil do seu cliente, você será capaz de estabelecer com ele uma comunicação eficiente; conseguirá compreender suas necessidades e desenvolver produtos ou serviços que sejam capazes de saná-las.
Alinhamento entre marketing e vendas significa que ambos compartilham objetivos, tecnologias e processos, permitindo que eles monitorem e otimizem todas as etapas das vendas, desde a primeira interação até o fechamento.
Na linguagem que qualquer dono de negócios vai entender: alinhamento entre marketing e vendas é diferencial para um aumento constante da receita.
Em geral, a jornada de compra de um potencial cliente tem um certo tempo para acontecer, e o funil de compra determina os estágios pelo qual ele vai passar antes de se tornar cliente.
A Trilha MV usa dados e estratégias inteligentes para que o processo de compras aconteça de maneira mais rápida, e os clientes que entrarem no topo do funil cheguem mais rápido ao fim.
Na linguagem que qualquer dono de negócios vai entender: alinhamento entre marketing e vendas é diferencial para um aumento constante da receita.
O funil de marketing é uma ferramenta de monitoramento do processo de inbound marketing, acompanhando a jornada de um lead desde quando ele é apenas um usuário do seu site até virar cliente.
Essa ferramenta auxilia a planejar a melhor abordagem a ser usada, o melhor conteúdo a ser oferecido, qual a melhor época para fazê-lo e ajuda a identificar em qual etapa do processo há mais pessoas. Vamos conhecer as etapas do funil de marketing e como elas funcionam.
Os conteúdos de topo de funil são direcionados a uma grande quantidade de usuários, em sua grande maioria que não atingem o perfil de cliente da sua empresa. Eles têm um problema, porém não sabem qual é, ou não sabem como resolvê-lo.
A função desse conteúdo é ajudar os usuários a encontrar as causas dos seus problemas, ou seja, informar, mesmo que procurem a solução em outro lugar. Por isso é importante que a linguagem usada seja simples, entendível para qualquer um e principalmente educativa.
O público que consome os conteúdos de meio de funil provavelmente já está mais habituado com o assunto que a sua empresa aborda. Assim, os temas podem ser mais específicos de acordo com o problema que o usuário já sabe que tem.
A quantidade de acessos é menor em relação a dos conteúdos de topo, porém a maioria desses usuários já são leads (já entregaram seus dados de contato) e se encaixam no perfil do público-alvo da empresa, ou seja, mais oportunidades de venda.
O usuário já sabe qual o problema, qual a melhor solução e está decidido a resolvê-lo. Então, o conteúdo de fundo de funil entra para demonstrar a qualidade do seu produto e convencer o consumidor a escolher a sua coleção entre outras.
Etapas
O funil de vendas é uma estratégia que auxilia aprimorar a comunicação entre os setores de Marketing e Vendas, assim como a guiar o processo decisório relacionado ao planejamento da aquisição de clientes.
Vender é uma ação fundamental para a manutenção das operações de uma empresa que visa o lucro, e isso não é nenhuma novidade. Entretanto, muitos empreendedores sofrem com a falta de organização do processo de vendas de seus negócios e com erros de comunicação entre os setores de marketing e comercial, o que pode acarretar em grandes perdas, tanto de leads quanto de faturamento.
Vamos entender como o funil de vendas pode ajudar no processo comercial.
Com algumas variações, dependendo do setor e do tamanho da organização, o processo comercial de uma empresa é composto por duas fases: a geração de novas oportunidades e o fechamento de negócio.
Por definição, automação é a substituição do trabalho humano pelo trabalho realizado por máquinas ou softwares.
A automação da força de vendas é uma excelente maneira de aumentar a produtividade pessoal de cada vendedor e da empresa como um todo. E existem diversas outras áreas que podem se beneficiar deste tipo de iniciativa.
Uma das principais características de um plano de automação de vendas bem implementado é que os processos acabam sendo muito otimizados. Com o processo redondo, o seu time de vendas vai cuidar dos seus clientes, e não de atividades repetitivas.
O CRM (Customer Relationship Management) é um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou ainda um sistema integrado de gestão com foco no cliente, que reúne vários processos\tarefas de uma forma organizada e integrada.
Essas tarefas e processos, que alimentam o sistema resultam no banco de dados de informações, se utilizadas de forma adequada podem ser consultadas a qualquer hora e por qualquer departamento para uma tomada de decisão.
Ao adotar a estratégia de CRM a empresa interage com todos os clientes, conhece os seus hábitos, criando eventos, promoções e campanhas direcionadas, torna o atendimento mais personalizado e consegue a fidelização do cliente.
Uma empresa consegue identificar clientes potenciais e estabelecer um estreitamento no relacionamento possibilitando que o mesmo passe a ser cliente efetivo. Contudo, para isto é preciso ter uma visão única do cliente com seus dados históricos, contatos e transações. CRM mantém seus clientes, aumenta seu faturamento, cria novos clientes e torna sua empresa referência no mercado.
Entre em contato e conte com a Trilha MV para estruturar todo o processo de Funil de Marketing e Vendas e o CRM de vendas.
Seg. a Sex. 8:00 às 19:00
Sobre
A Trilha MV é uma agência de marketing digital que atende na Grande Vitória, focada em soluções comerciais para a sua empresa, desde os primeiros canais para a captação de leads, como criação de sites, gerenciamento de redes sociais e publicidade no Google até a implementação de estratégias comerciais como a presença digital local, Business Intelligence e funil de vendas.
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