Se o Funil de Marketing e Vendas tem o papel de automatizar seu processo de vendas e encaminhar seus possíveis clientes para a decisão de compras, a Inteligência Comercial tem o papel gerar demanda baseado no perfil de cliente ideal, para otimizar cada fase do funil de vendas e alcançar alto nível de conversão dos prospectos.
Com a inteligência comercial você vai pegar estatísticas e dados sobre o seu mercado e transformar em informação relevante para a sua empresa.
Sendo assim, ela pode ser exemplifica como: a criação de estratégias para realizar ações visando o aumento dos resultados a partir da coleta e análise de informações quantitativas e qualitativas. O aumento dos resultados pode vir, por exemplo, a partir da maior conquista de participação no mercado, do aumento de ticket médio de clientes já prospectados ou ainda de novas oportunidades de mercados, parceiros ou canais. Os dados de mercado vão direcionar e adaptar o discurso do vendedor para otimizar resultados.
Assim, é importante ter em mente essas três perguntas:
- Para quem você vende?
- A sua equipe de vendas está pronta para lidar com esse público?
- Ela sabe como abordar o seu cliente em potencial?