Agência Digital Vitória, Vila Velha e Serra – Entenda o que é Presença Digital Local e como você pode atrair mais clientes para a sua loja física.
A Presença Digital torna as empresas localizáveis na internet e aumenta a atração de clientes. Isso é, o Marketing Digital Local é uma estratégia objetiva e bastante econômica para que as pequenas e médias empresas possam aparecer mais, atrair clientes e se diferenciar da concorrência
Para isso, é necessário ter presença digital relevante e constante.
Com o crescimento do uso da internet por dispositivos móveis, as empresas estão nas palmas das mãos dos consumidores em apenas um clique de distância.
Uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil indica que 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas.
“Ampliar e integrar os múltiplos canais de venda e relacionamento não é apenas um meio de aumentar o faturamento, os benefícios vão muito além. Trata-se de entender que os conceitos de online e offline já se integraram para poder melhor atender às expectativas do consumidor conectado. Essa forma de atuar é que vai gerar aumento de vendas e mais fidelização daqui em diante”, argumenta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
Presença Digital Local é uma estratégia para que as empresas locais – principalmente as pequenas – possam ser mais facilmente encontradas na internet por meio da pesquisa em sites como Google ou Bing. Essas pesquisas podem ser feitas pelo produto, serviço que a empresa oferece ou simplesmente pelo nome do estabelecimento, este geralmente quando o usuário precisa de alguma informação relevante, como telefone, endereço ou o horário de funcionamento.
O foco é impactar o público certo, atrair mais clientes e relacionar-se com eles, gerando mais e melhores oportunidades de vendas e principalmente: estar onde o seu público está.
O ponto inicial é construir e fortalecer a presença digital da empresa nos canais digitais mais relevantes para o seu negócio, seja no Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e etc. Além disso, ter um site é de extrema importância nesse processo, é um passo vital para trazer sua presença online. Isso servirá como um portal online onde você pode mostrar seus produtos ou serviços, além de comunicar informações relevantes a seus clientes em potencial.
Uma vantagem enorme da presença digital é a segmentação do seu negócio e a limitação geográfica. Enquanto este consegue entregar um resultado de acordo com a localização onde o usuário está, o outro só entrega quando um usuário pesquisa especificamente pelo seu serviço ou produto.
Vamos entender melhor:
Se você vende carros, não é interessante aparecer para quem deseja comprar um videogame, certo? Você só aparecerá para quem realmente está buscando pelo serviço ou produto que você tem a oferecer.
Parecido com o primeiro exemplo, a limitação geográfica funciona assim: se você possui uma loja em Vitória – ES não te interessa aparecer para quem está na Lapa – RJ e vice-versa. A sua loja aparecerá para quem se interessa pelo seu produto e está a um raio próximo a você.
Agora que você entendeu o que é presença digital local, vamos ler sobre COMO levar clientes até a sua loja física.
Negócios
De nada adianta saber de tudo isso se não mostrar para quem pesquisou pelo seu serviço o caminho direto até o seu espaço físico. Para isso, a sua empresa precisa, OBRIGATORIAMENTE facilitar o acesso aos internautas.
Estar online ajuda seus futuros ou já clientes a terem acesso a sua loja facilmente. A presença online de uma empresa mudou o panorama do consumismo, já que a maioria dos clientes prefere comprar de empresas ou marcas que encontrou online.
Para isso, o usuário DEVE encontrar as seguintes informações sua “página” no Google:
Com essas informações as pessoas se sentirão mais seguras em visitar o estabelecimento, pois têm a garantia de que encontrarão o que precisam, ou conseguirão encontrar o endereço com mais facilidade, além do contato mais rápido.
As redes sociais servem para selar a sua presença online. Enquanto o Google entrega resultados de pesquisa, as redes sociais “sugerem” a sua empresa para quem ainda não pesquisou pelo seu serviço especificamente, mas tem a necessidade ou interesse nele, ou seja, pode-se dizer que a rede social trabalha de maneira proativa.
Além disso, as redes sociais mostram a “cara” da sua marca, é o local onde você tem a possibilidade de conversar com o seu cliente, mostrar novidades, engajar, atrair e criar um relacionamento com ele.
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No entanto, tudo isso deve ser feito com cautela e estratégia. Nem toda rede social pode atender bem o seu negócio. Então, grave bem essa frase: você precisa estar onde o seu cliente está!
A Trilha MV trabalha para entender qual o melhor ambiente digital para a sua empresa, buscando o melhor resultado, seja no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e outros.
Entenda qual a visão da nossa agência digital em Vitória, Vila Velha e Serra.
As redes sociais de relacionamento têm como objetivo principal ligar pessoas e fomentar a produção e o compartilhamento de conteúdo.
Alguns exemplos são: Facebook, Instagram, Twitter e Google Plus são alguns exemplos dessa categoria.
Por sua vez, as redes sociais focadas em entretenimento são aquelas em que o objetivo é o consumo de conteúdo, como Youtube e Pinterest são as plataformas que sustentam esse ideal.
Até mesmo o mercado corporativo colhe os benefícios das redes sociais. O Linkedin é o principal exemplo de rede profissional e, por meio de sua plataforma, os usuários podem fazer networking, conhecer e contatar empresas, acessar e divulgar vagas e projetos, participar de grupos de discussão profissional, entre outros.
Para começar, nada melhor do que listar a diferença entre os dois, já que os dois compartilham do mesmo objetivo, porém tem estratégias bem diferentes.
As estratégias de marketing offline utilizam canais de mídia tradicionais para criar reconhecimento dos produtos e serviços de uma empresa, ou seja, o branding da marca. Essas campanhas podem incluir:
O marketing online, por sua vez, são todas as estratégias de marketing aplicadas ao meio digital. Ou seja, o objetivo é o mesmo: propagar um produto, serviço ou marca, porém as ferramentas são diferentes.
Embora muitas empresas utilizem o marketing das duas maneiras, não se pode negar que, dificilmente uma empresa de pequeno ou médio porte conseguirá tal feito, pois o marketing offline ainda tem um custo muito alto se comparado com o online.
Veja abaixo 4 benefícios que são considerados mais relevantes do marketing online:
Como foi dito acima na Presença Digital Local, o marketing digital possibilita maior segmentação, onde você consegue falar com quem, de fato, está interessado no seu serviço, considerando: idade, sexo, interesses, etc.
O marketing online oferece diversas possibilidades para que você obtenha os dados da sua campanha e mensure para entender se elas foram assertivas.
Esta é outra grande diferença entre o marketing online e o marketing offline. O marketing online mostra as métricas quase que em tempo real e permite que toda a campanha seja ajustada. Ou seja, não é necessário interromper uma campanha ou esperar ela acabar a fim de fazer as modificações necessárias.
Por fim o baixo custo. O investimento para estratégias de marketing online é muito menor comparado ao marketing offline. Você pode definir as suas ações de acordo com o quanto você consegue investir, otimizando o seu orçamento.
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A Trilha MV é uma agência de marketing digital que atende na Grande Vitória, focada em soluções comerciais para a sua empresa, desde os primeiros canais para a captação de leads, como criação de sites, gerenciamento de redes sociais e publicidade no Google até a implementação de estratégias comerciais como a presença digital local, Business Intelligence e funil de vendas.
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