B.I – Business Intelligence para empresas em Vitória, Vila Velha e Serra – Entenda o que é Business Intelligence e como essa técnica poderosa pode alavancar grandes resultados na sua empresa!
Apesar de softwares como Tableau, Pentaho, QlikView, Power BI serem muitos conhecidos e muita gente achar que o BI se resume a eles, BI não é apenas uma ferramenta! O conceito de Business Intelligence (Inteligência de Negócios) envolve a transformação de dados brutos em informações importantes e estratégicas para uma empresa.
Embora o conceito de BI seja a compilação de grandes dados fragmentados em informações segmentadas, os softwares atuam como grandes facilitadores para a organização dessas informações. Como o ritmo de produção de dados nas corporações têm crescido, é importante contar com ferramentas que consigam unir, processar e extrair conteúdos úteis do meio deles para os gestores.
Business Intelligence para empresas é também um processo. Um conjunto de técnicas e conceitos que trata de entregar a informação certa para a pessoa certa no tempo certo.
Esse processo passa por coleta, organização e análise dos dados, elaboração de relatórios ou dashboards e todo o acompanhamento e atualização. Esses são os fundamentos, a base para entender como tudo funciona, e entendendo esse conceito, você estará com o mindset de tomada de decisão orientada a dados e evidências.
Você já deve ter ouvido a expressão “informação é poder” em algum momento da vida, certo? E essa expressão popular é certíssima, mas acontece que, hoje em dia, para obter vantagem competitiva, somente ter as informações em mãos não é suficiente.
Para estar à frente dos seus concorrentes, a sua empresa precisa conhecer o cenário do mercado e suas tendências antes deles. Para isso, é importante monitorar notícias e conteúdos constantemente. Depois disso, as informações precisam estar condensadas e analisadas para que possam ser úteis ao tomador de decisões.
E é nesse momento que entra o Business Intelligence para empresas, com o processo que permite coletar, organizar, analisar e disseminar o conteúdo para que ele possa servir prontamente aos objetivos da empresa.
Um dos grandes ganhos do uso da tecnologia na área comercial é a possibilidade de automatizar processos que demandavam tempo e recursos, como a captação e gestão de dados, relacionamento com clientes, análise de mercado e acompanhamento de resultados, além de nortear todo o planejamento estratégico.
O uso de BI, ferramentas de automação e Big Data possibilita um processo de vendas mais assertivo, baseado em dados reais, com previsões e monitoramento em tempo real, reduzindo o ciclo de vendas e diminuindo o CAC (custo de aquisição de clientes).
Veja, a seguir, as vantagens do uso das novas tecnologias na estruturação do processo de vendas:
B.I.
A partir da análise de dados entregues pelas ferramentas de BI, é possível conhecer melhor o seu cliente em potencial, minimizando desperdício de dinheiro com campanhas para um público morno.
Geração de demanda de potenciais clientes para o time comercial
O acesso a dados precisos sobre as necessidades e interesses de sua persona ou público-alvo é essencial para a criação de estratégias e campanhas bem estruturadas, com o objetivo de atrair e converter prospects realmente interessados em seus produtos ou serviços.
Dessa forma, a equipe de vendas possui mais chances de fechar novos negócios e os investimentos são bem direcionados, evitando desperdício de recursos.
A internet se mostra um ambiente cada vez mais competitivo, onde todos os detalhes fazem a diferença. Logo, quem trabalha com Marketing Digital para empresas precisa utilizar todas as ferramentas que estão disponíveis para que consiga entregar um trabalho com resultados.
A grande vantagem do meio digital é a possibilidade de mensurar praticamente quase todos os dados, resultados e processos com o big data. Embora, mesmo com “uma pilha” dados coletados e disponíveis, a maior parte dos profissionais encontram certa dificuldade na separação e interpretação deles.
Devido esse trabalho, o business intelligence surge como a solução para facilitar esse processo e permitir um novo olhar sobre as indicações de desempenho do seu negócio. Graças ao avanço tecnológico dos softwares de BI, é possível acompanhar em tempo real os seus clientes no funil de vendas.
Com isso, é possível identificar como os leads estão reagindo diante aos seus esforços e como está o rendimento de campanhas de marketing.
Com essas informações compiladas e em gráficos, é possível identificar padrões de comportamento e quem são, de fato, os seus clientes mais rentáveis, tornando possível alocar o seu orçamento a fim de um ROI com maior previsibilidade. Dessa forma, é possível tomar decisões assertivas, fazer melhorias na estratégia e alinhá-la com o seu corpo operacional. Tudo isso com base nos seus próprios dados e com benchmarking dos seus concorrentes, de forma a reduzir custos, corrigir processos internos e encontrar novas oportunidades de negócio de forma rápida e prática.
Além disso, a boa notícia é que o Business Intelligence é aplicável em todo o processo, desde a concepção do plano de marketing até a hora de venda.
Veja abaixo algumas utilidades do Business Intelligence:
Por meio de processos de Business Intelligence, analistas podem avaliar com precisão um grande conjunto de fatores de mercado para mensurar o impacto das estratégias de marketing, como indicadores relacionados as páginas de produtos, histórico de vendas e extrair conhecimento de fonte de dados sobre um mercado específico.
Uma das justificativas é que o BI permitirá melhor gerenciamento do tempo, redução de custos, otimização de processos e maior produtividade das equipes. Também permitirá simplificar processos e liberar os líderes do operacional para a condução de questões mais estratégicas.
Consequentemente, a companhia poderá alinhar as suas estratégias de acordo com as demandas de clientes e parceiros comerciais, gerando mais lucratividade para a empresa.
O Business Intelligence pode ser visto como uma rotina estratégia. Por meio dos resultados captados pelo BI, os gestores conseguirão avaliar continuamente todo o processo de marketing e vendas, o possível impacto de cada aplicação e como novos processos irão auxiliar na geração de receitas. Dessa forma, a empresa poderá maximizar os lucros de novas aplicações.
O B.I é uma ferramenta de inteligência de negócios, que oferece a coleta de dados, organização, análise, compartilhamento e monitoramento da informações mais relevantes. Gerando como resultado, gráficos, estatísticas, painéis estratégicos e relatórios gerenciais. O BI traz demonstrações visuais, de fácil interpretação para serem consumidos.
Implementar uma solução de business intelligence (BI) focada em marketing e vendas, fornecendo informações integradas sobre diferentes perspectivas do negócio, mas focando no processo de marketing e vendas . Entretanto, apesar de ser extremamente eficaz, as implementações devem ser feitas por um profissional da área, afinal, são dados que darão o norte para toda a equipe comercial.
Conte com a Trilha MV para fazer todo o processo de implementação de marketing e vendas, do começo ao fim. Entre em contato conosco.
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A Trilha MV é uma agência de marketing digital que atende na Grande Vitória, focada em soluções comerciais para a sua empresa, desde os primeiros canais para a captação de leads, como criação de sites, gerenciamento de redes sociais e publicidade no Google até a implementação de estratégias comerciais como a presença digital local, Business Intelligence e funil de vendas.
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