4 Tópicos sobre Marketing Digital para Dentistas

Captação de Pacientes de Odontologia via Marketing Digital para Dentistas

Nesse artigo vamos falar de uma vantagem do Marketing Digital.

O marketing digital, possui a capacidade de segmentação do público que se pode atingir.

Nos dias atuais é possível realizar incríveis segmentações, atingindo nichos de mercado, com uma seta certeira ao ponto.

Imaginou uma ferramenta em que você pode saber de onde vem os leads e ainda medir a qualidade do atendimento?

Imaginou conseguir atingir um público apenas pelo tom de voz?

De onde vem os LEADS?

Parece coisa de outro mundo, não?

Mas não é, acredite, isso é exatamente possível, isso, devido a ferramentas utilizadas para captação de clientes.

Profissionais na área de odontologia, entendam: Não há mais espaço para dentistas, consultórios e clínicas amadoras.

1 – Utilização do Phone Track para o aumento da performance do marketing digital, na captação de clientes

O Phone Track é uma plataforma de análise e qualificação obtido através de dados voz, utilizada para marketing, gestão e vendas.

Nada mais é, que uma inteligência artificial, que analisa e classifica ligações.

Essa classificação se dá através de:

  • Ligações produtivas
  • Aceleração no processo de vendas
  • Mapeamento
  • Integração com CRM
  • Análise de palavra-chave
  • Classificação de LEADs

Observação: em resumo, é uma ferramenta capaz de captar potenciais clientes para clínica odontológica, apenas pelo tom de voz.

Essa ligação é redirecionada para o anúncio da sua clínica odontológica, passando em uma espécie de Unidade de Resposta Audível, ou URA, que registra e grava a ligação.  É nesse momento que as chamadas são monitoradas. Se houver algum problema, a ferramenta ajuda a melhorar o atendimento, pois, é possível escutar a chamada e analisar como foi o realizado o atendimento.

Captação de Pacientes de Odontologia

2 – Como mensurar ligações, utilizando o Phone Track para captação de clientes para clínica odontológica.

Ter uma correta mensuração que os resultados estão trazendo, é um ponto fundamental, se tratando de um investimento em mídias. Sela ela online ou offine.

Marketing digital ou o marketing tradicional.

Por exemplo:

Sua clínica odontológica investe para realizar campanhas no Google Ads, Facebook Ads e Instagram, além de anúncios na tv local da sua cidade. Um potencial cliente liga para sua clínica odontológica para agendar uma consulta.

Mas, como saber, se suas campanhas influenciaram esse potencial cliente, em tomar a decisão de chegar até a sua clínica?

Além disso, como saber exatamente qual dessas campanhas trouxe a venda?

A utilização do Phone Track, pelo marketing digital, faz o rastreamento das ligações que considera importante.

Essa ferramenta permite identificar quais as campanhas de mídias estão gerando ligações para sua clínica, assim mensurando os resultados das campanhas com maior precisão em como captar pacientes na odontologia.

  • Cada anúncio da sua empresa recebe um número de telefone
  • Um possível cliente vê sua publicidade e liga para o telefone divulgado no anúncio;
  • Sua empresa recebe normalmente essa ligação
  • O software de call tracking armazena todas as informações de quem originou a chamada e grava a ligação. Inclusive, as ligações ficam disponíveis para serem ouvidas
  • São gerados relatórios com diversos dados estatísticos referentes às ligações recebidas e até mesmo as ligações perdidas
  • Qual o dia da semana que mais recebe ligações e qual o horário de maior pico de ligações
  • Integração com sistemas de análise e gestão do relacionamento, como CRM
  • Notificação automática de ligações perdidas, por SMS e e-mail

Sem contar com a integração com diversas mídias pagas, análise de CRM’s, como por exemplo: Google Ads, Facebook e Instagram, Google Analytics, RD Station, Hubspot, Pipedrive, dentre outras.

Os gestores em marketing digital para sua clínica odontológica, possuem acesso ao painel de controle, com todos os indicadores relevantes em tempo real. Identificando o número de ligações e o retorno trazido por cada uma delas, além da visão das campanhas.

Esse tipo de informação gerada, contribuem para maior transparência e otimização das ações de marketing odontológico e melhora do processo de venda de sua clínica.

Queremos mostrar a você, que quer alavancar sua clínica odontológica, atraindo clientes, que o marketing para dentistas para clínica odontológica, possuem ferramentas poderosíssimas para gerar resultados reais, ou seja, conforme o planejamento realizado para sua clínica.

3 – Utilização do Facebook para Clínica Odontológica

A plataforma Facebook, permite a sua clínica odontológica a criar anúncios, impulsionar publicações e alcançar um público mais segmentado, conhecido também como Facebook Business.

Quem não conhece o Facebook, certo? Essa plataforma vem sendo muito utilizada, se tornando essencial para o captar clientes.

Empresas vem percebendo que é possível divulgar seu negócio a um custo relativamente baixo no Facebook.

Mas é aí, que muitas empresas cometem um grande erro, o mau gerenciamento.

Vamos lá!!!

Primeiramente é entender que uma página no Facebook é uma coisa totalmente diferente de um perfil no Facebook, que é de forma descolada e informal.

Há uma distância enorme em gerenciar uma página profissional no Facebook do que gerenciar um perfil pessoal no Facebook. São monitoramento totalmente diferentes.

A forma como deve-se realizar as postagens são bem diferentes, além de linguagem e a interação. Uma coisa é você estar ali ara realizar amizades ou mesmo mostrar seu dia a dia, outra é estar neste ambiente para fazer negócios.

É importante que essa tarefa seja realizada de forma consciente e profissional.

Uma boa assessoria em marketing digital para dentistas tornará sua clínica odontológica bem posicionada, além de torna-lo um ambiente totalmente profissional e sério.

É muito importante uma estratégia de marketing no Facebook Business.

Listamos algumas vantagens de uma assessoria de marketing para dentistas, utilizando o Facebook Business:

  • Conhecimento do conceito por trás do Facebook Marketing
  • Planejamento estratégico das diversas ações de marketing
  • Classificação do público que você deseja alcançar no Facebook
  • Criação de conteúdo para as suas ações
  • Construção de uma base de fãs de qualidade
  • Avaliação do retorno obtido em ações de divulgação no Facebook

Como falado anteriormente, a utilização do Facebook para sua clínica odontológica, precisa antes de mais nada, de um bom planejamento e estratégia.

O marketing no Facebook é uma forma de relacionamento, e para que esse relacionamento aconteça, sua clínica precisa criar laços de afinidade, para envolver quem acessar sua página.

E como fazer com que isso aconteça?

A criação de conteúdos inteligentes e ricos em informações, deve-se fazer presente.

Já ouviu falar em Métrica de Vaidade?

Pois bem, são aquelas informações publicadas, que para um leigo, parecem ser totalmente relevantes, mas que no ponto de vista empresarial não possuem significado algum.

Por que falamos disso?

Justamente, porque muitas empresas entendem que devem publicar e gerar informações a qualquer forma. E é aí, que acabam deixando seu negócio não atrativo e não atraindo resultados.

Vale lembrar, que o que importa em uma estratégia de marketing digital odontológico, utilizando mídias sociais, é o resultado que as ações realizadas, geram de retorno. O resultado disso, se dá conforme o alcance do engajamento.

E isso é fato: quantidade não é qualidade.

Uma dica valiosa do Trilha para sua clínica odontológica: faça um bom investimento em anúncios no Facebook, o Facebook Ads, para propaganda  de dentistas e acredite, a sua página começará a bombar.

Mas daí, gera uma outra dúvida:

 4- Retorno do público para sua Clínica, com a utilização do Facebook Business.

Esse público irá trazer algum retorno para sua clínica odontológica?

Se sua clínica busca lucrar e não desperdiçar esforços e dinheiro, deve-se construir uma base de fãs no Facebook Businees, focando na qualidade dos contatos e não somente na quantidade.

Tenha em mente, que a captação de cliente através do marketing de relacionamento em mídias sociais, exige um tempo de mensuração em questão de resultados. Isso quer dizer que, os resultados não aparecem assim rapidamente.

Existe um estudo e uma média de tempo para começarem a mostrar os resultados com a propaganda para dentistas.

A assessoria de marketing digital para clínica odontológica realiza um papel muito importante nisso.

Com um planejamento estratégico realizado para sua clínica para elaboração e criação da sua página no Facebook Business, captar uma boa base de fãs, campanhas de divulgação de relevância através de um EdgeRank, um fator que aumenta o potencial da sua clínica na divulgação da sua marca.

Como falado acima, existe um período para que essas ações se reflitam em mais vendas para sua clínica e geração de contatos.

Por fim, vamos falar um pouco do CRM.

CRM é Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente).

O seu conceito significa ser centrado no cliente, neste caso, na sua clínica odontológico. Isso porque trata-se de uma gestão 360º de marketing, vendas e pontos de contato.

O CRM administra a relação da sua clínica com seus pacientes, parceiros e colaboradores, sendo que as informações de clientes armazenadas, podem ser vistas como uma estratégia comercial para sua clínica.

Lembrando que a eficiência da utilização do CRM no marketing digital para sua clínica odontológica, está na correta utilização das informações, que se dá desde a coleta até o envio para os envolvidos no processo de atendimento.

Por se tratar de uma ferramenta de automação, é estratégico o planejamento das ações, produtos e serviços, com base nas informações captadas de clientes, conseguindo assim, antecipar sua reação.