Funil de Vendas no Marketing Digital para Dentistas

Funil de Vendas no Marketing Digital para Dentistas

As 5 estruturas do Funil de Vendas no Marketing Digital Odontológico para maior captação de pacientes de odontologia

No mundo atual, a concorrência está cada dia mais acirrada e o Marketing Digital para Dentistas é o que vai te ajudar.

Novos negócios se desenvolvem a todo momento, trazendo a necessidade de nos reinventarmos constantemente. Apenas produzir algo, ou ofertar algum serviço, não tem sido sinônimo de sucesso há um bom tempo. Por esse motivo, é preciso se aprofundar mais no conhecimento dos nossos negócios e principalmente no relacionamento com nossos clientes. É através deste relacionamento que realmente poderemos estabelecer diferenciais competitivos para nossa empresa.

Pensando nisso as cinco etapas fundamentais que ajudarão a pensar o seu funil de vendas, onde você compreenderá desde como captar interessados em seu produto ou serviço até o momento de encantá-los definitivamente. Tenha a oportunidade de estruturar as cinco etapas por onde seu cliente passa durante a jornada de compra e através delas criar uma relação de autoridade e confiança, pontos importantes para o aumento dos resultados no seu negócio.

Falamos no último artigo publicado aqui, sobre como fazer o funil ideal na Captação de Pacientes de Odontologia.

Hoje vamos complementar esse assunto, com as 5 etapas do funil de vendas para captação de pacientes de odontologia, sendo assim, visualizar onde os possíveis pacientes estão em cada etapa do funil.

Novamente: é preciso saber se comunicar com o paciente em cada etapa do funil, devido a sua trajetória até se tornar um paciente.

Um dos principais conceitos de marketing digital é o funil de vendas, pois está ligado a trajetória do cliente.

Ou seja, você o tem desde o primeiro contato, antes dele se tornar um prospect lead, até o momento de tomar a decisão da compra do seu serviço.

Para que seja construído uma presença digital dos dentistas, é fundamental as estratégias de marketing. Não só com as publicações dos consultórios ou clínicas odontológicas, mas também na administração do seu negócio, melhorando a produtividade e otimizando o temo.

O funil de vendas possui três etapas: Topo, Meio e Fundo.

Em cada etapa, existe um significado diferente, com a trajetória de aquisição de serviço do cliente.

Isso que dizer que: na odontologia o funil de vendas representa o caminho percorrido até o seu consultório.

Sempre falamos da importância da comunicação inteligente e de conteúdos de qualidade de divulgação nas redes sociais. Pois não basta somente postar.

Uma divulgação inteligente e com conteúdos de qualidade, possibilita que seus possíveis pacientes fiquem na disputa do final do funil de vendas para captação de pacientes de odontologia para seu consultório ou clínica.

O final do funil quer dizer que: pacientes já tomaram a decisão em realizar um determinado tratamento.

Então, vamos mostrar as 5 fases do funil de vendas.

Fase 1: Necessidade, porém não sabe. Atrair,

Fase 2: Necessidade, porém tem dúvidas. Qualifique verdadeiros interessados,

Fase 3: Necessidade, já sabe, não tem dúvidas e possui motivação, mas não conhece seu negócio. Organize os conceitos que seu cliente deve ter da sua clínica ou consultório.

Fase 4: Conhece você, mas não tem contato. Efetive a transação de negócio.

Fase 5: Já fez contato, porém não iniciou um determinado tratamento com o seu negócio. Torne essa experiência possível e inesquecível.

Fase 1: Necessidade, porém não sabe. Atrair:

Diferente dos modelos de vendas tradicionais, da antiga publicidade que apenas nos induzia a comprar com sua insistência frenética, o topo do nosso Funil de Vendas não solicita nada ao cliente, muito pelo contrário, ela realiza uma oferta, preferencialmente algo de valor, relevante, que possa realmente despertar a atenção desse consumidor.

A odontologia é tipo de serviço, que todos irão precisar em algum momento da vida.

Sabemos que a maioria não busca esse tratamento, e que em sua grande maioria, é por desconhecer suas próprias necessidades e sobre o que odontologia pode oferecer.

É na Fase Inicial do funil de vendas que essas pessoas se encontram

É necessário explicar a necessidade odontológica de cada pessoas, para haja uma identificação e reconhecimento de suas próprias necessidades.

Bem como, os diferenciais dos tratamentos da sua clínica ou consultório odontológico. Isso irá despertar interesse.

Fase 2: Necessidade, porém tem dúvidas. Qualifique verdadeiros interessados:

Ao iniciarmos esta etapa temos que ter a consciência de que nosso consumidor ainda pode nos abandonar pois apesar de atraído ele está observando outras ofertas em paralelo. Aqui também precisamos identificar se ele realmente é quem nos interessa. Podemos ter construído uma estratégia de atração tão eficiente que atraímos mais pessoas do que poderíamos atender. Por esse motivo, essa é a hora de qualificar, de planejar esta atração, deixando dentro do funil quem realmente temos interesse que seja nosso cliente.

Nessa fase pode haver um grande desafio, devido ao grande número de pessoas que reconhecem a própria necessidade, mas possuem muitas dúvidas.

Quando existem dúvidas, essas pessoas costumam a ser resistentes em dar o próximo passo, pode ser por medo, tempo de tratamento, medo do resultado não ser o esperado.

É aí que você deve entrar em cena e resolver essa situação do paciente. Sua clinica ou consultório odontológico deve mostrar que apesar de todos os tabus de medo de dentista, é necessário as visitas odontológicas, devido aos benefícios para a saúde bucal e a estética de um sorriso.

Fase 3: Necessidade, já sabe, não tem dúvidas e possui motivação, mas não conhece seu negócio. Organize os conceitos que seu cliente deve ter da sua clínica ou consultório:

Precisamos ter em mente que este cliente que está dentro do nosso funil e tem a possibilidade de pesquisar sobre o assunto que lhe interessar. Em apenas alguns segundos todas as respostas estarão na palma da sua mão. Isso faz com que nossas mensagens tenham que ser verdadeiras e consistentes, caso contrário serão rapidamente desfeitas pelas comparações realizadas.

Como podemos remodelar crenças e dar garantias do que o que temos para oferecer é o que nossos clientes precisam?

Através de um bom conteúdo! Para nos ajudar nessa etapa de relacionamento, podemos responder três perguntas:

O que seu cliente precisa saber sobre você?

O que ele precisa saber sobre ele mesmo?

O que ele precisa saber sobre o seu produto ou serviço?

Nessa fase do funil, as pessoas já sabem da sua necessidade, e tem consciência que precisam iniciar um determinado tratamento odontológico e já estão motivadas.

Porém o fato delas não conhecer sua clínica ou consultório odontológico, as impedem de seguir para a próxima fase do funil.

Daí voltamos lá no início do artigo, quando falamos sobre Comunicação, essa é a chave da porta do seu negócio.

Então, deve se continuar investindo na imagem. Ou seja, estar presente nas redes sociais, utilizando recursos que mesclam vida profissional e vida pessoa, pode utilizar também e-mail que gera um compartilhamento de conteúdos relevantes, mostrando a existência do seu negócio.

Fase 4: Conhece você, mas não tem contato. Efetive a transação de negócio.

A autoridade construída te chancela para que todos entendam que você realmente tem algo de valor a ofertar, que realmente pode satisfazer uma grande necessidade ou resolver um grave problema. No mundo do marketing digital nomeamos esse momento da conversão de call to action, que significa, chamada para ação. São links que nos levarão a inscrições, compras, navegações, entre outras possíveis ações.

Nessa fase do funil, o paciente já tem uma decisão quase formada quanto a compra, porém ainda não fez contato com a sua clínica ou consultório odontológico.

Daí, o que é necessário fazer, e mostrar o seu diferencial, um atendimento que possa destoar dos outros demais.

Fase 5: Já fez contato, porém não iniciou um determinado tratamento com o seu negócio. Torne essa experiência possível e inesquecível:

É comum vermos empresas ofertando promoções para novos clientes e esquecendo de quem já ajuda na sua manutenção. Pense nisso! Para uma empresa que quer ter sucesso, tratar o cliente pós conversão com a mesma atenção que tratava antes da venda é uma obrigação. Não faz sentido mudar o tratamento de alguém que já nos trouxe dinheiro. Um dos pontos chaves para o encantamento de um cliente é a entrega ser maior do que a promessa. Isso não significa ter uma promessa fraca pois você pode não conseguir chegar até a conversão. A entrega sendo maior do que uma boa promessa, encanta e fortalece a certeza de compra deste cliente.

Nessa fase final do funil de vendas, o paciente já passou por todas as possíveis etapas, só faltando iniciar o tratamento, e o que sua clínica ou consultório deve fazer é entrar em contato com esse paciente.

Falamos em artigos anteriores, sobre scripts de atendimento telefônico específicos para captação de pacientes da odontologia.

 

Conclusão

Pare e reflita: quantos pacientes sua clínica ou consultório odontológico pode estar perdendo por não ter uma visão ampliada do funil de vendas do seu negócio.

Foque no seu negócio, sem se importar com os concorrentes, deixa de lado o que eles estão fazendo ou deixando de fazer, não faça competição de preços, isso pode colocar sua profissão para baixo.

Com o marketing odontológico, é possível criar estratégias de posicionamento da sua clínica ou consultório odontológico, criando prosperidade no seu negócio.