CONCEITO

Redes sociais: È um conjunto de relações e intercâmbios entre indivíduos, grupos ou organizações que partilham interesses e ideias, que funcionam em sua maioria através de plataformas online. Gestão de Redes Sociais para empresas

OBJETIVO

Conectar pessoas e compartilhar informações entre elas, tanto de caráter pessoal quanto profissional ou comercial. Sua forma é de sites e aplicativos que possibilitam a comunicação a partir das interações de usuários com os mesmos interesses, sendo feita nos diversos formatos, como fotos, textos e vídeos.

COMO SURGIU

A origem das redes social começou com o protocolo IRC (Internet Reley Chat) foi escrito pelo finlandês Jarkko Oikarinen em 1988. Em 1993 começou a expansão dos usuários com a abertura comercial da internet, uma curiosidade legal é que esse protocolo foi usado para dar notícias em tempo real durante a guerra do Golfo para os usuários que tinham acesso à internet no Oriente Médio. O IRC foi largamente utilizado entre os anos 90 e início de 2000. Aqui no Brasil eram conhecidos por BrasIRC e BrasNET, que teve sua decadência iniciada por volta de 2003 quando chegou ao conhecimento dos usuários o ICQ que também foi vencido pelo MSN Mensseger.

Em 2004 nasceu o Orkut, rede que deu a expansão e notoriedade de uma “rede social”, que deu um golpe no MSN Mensseger, devido os seus diferenciais como grupos de afinidades e funcionalidades facilitadas como os chats nos tópicos, rede social desativada em 2014, devido a perda de usuários que migraram para o atual e gigante Facebook. Com certeza teremos novidades no futuro novas redes sociais novas funcionalidades só não saber precisar quando e onde ocorrerá.

TIPOS DE FORMATOS DE REDES SOCIAIS

Atualmente, existem quatro tipos:

·        Rede social de relacionamento

Essas são as mais utilizadas. Sua função principal é aproximar as pessoas, servindo para fazer amigos, manter contato com familiares e colegas. Atualmente tem surgido redes sociais focadas em relacionamentos íntimos.

Exemplo: .Facebook – Foco em relacionamento familiares e de amigos.

               . Badoo e o Tinder – Foco em relacionamento intimo entre pessoas.
 

·        Rede social de entretenimento

Tem como principal objetivo entregar conteúdos de qualidade, entretendo todos os tipos pessoas.

Exemplo: YouTube

·        Rede social profissional

Tem como meta criar vínculos profissionais entre os usuários da plataforma. São plataformas que fornecem ferramentas para os usuários se promoverem e crescerem profissionalmente. Conectando empresas e profissionais, dessas conexões surgem empregos e parcerias de sucesso, todas em suas específicas áreas.

·        Rede social de nicho

Voltada para usuários distintos, podendo ser profissionalmente ou com interesses comuns. Os usuários podem conferir dicas de viagem, trocar informações com outras pessoas sobre gastronomia…

Exemplo: TripAdvisor.

REDES SOCIAIS MAIS USADAS

Atualmente temos várias redes sociais em uso como, segue a listam em ordem de grandeza:

1.  Facebook – 2,234 bilhões

O Facebook é o número um das redes sociais, ele atinge todas as faixas etárias e tem pessoas no mundo inteiro conectadas (exceto na China, onde é proibido).

2.  YouTube – 1,9 bilhões

Em termos de usuários ele perde para o facebook, mas devido ao propósito ele supera sem medo o número de visualizações comparado com o facebook. Para se ter uma ideia, por dia são assistidos mais de um bilhão de horas.

3.  WhatsApp – 1,5 bilhões

O WhatsApp devido ao seu propósito é uma das redes sociais que cresceu e que vem crescendo em taxas altíssimas, isso tudo porque o usuário pode enviar e receber mensagens e arquivos em tempo real sem pagar nada, quem não gosta né.

4.  Facebook Messenger – 1,3 bilhões

O Messenger serve de concorrente para o WhatsApp, apesar dos dois  apps pertencerem

5.  WeChat – 1,058 bilhões

O WeChat é o concorrente direto chinês do WhatsApp. Grande maioria dos usuários são chineses. Na Ásia esta rede social é a mais usada.

6.  Instagram – 1 bilhão

Aplicativo projetado para ser uma rede social especializada nos mais diversos e criativos tipos de fotos.

7.  QQ – 803 milhões

Rede social muito popular na China, como WeChat e Qzone a rede social QQ pertence a empresa Tecent.

8.  QZone – 548 milhões

Rede social que está em terceiro lugar entre as maiores da China, cresceu rapidamente e oferece bastante funcionalidade para seus usuários.

9.  Linkedin – 545 milhões

rede social profissional

Linkedin é uma rede social profissional, foi lançado por Reid Hoffman no em 2003 e comprado pela Microsoft em 2016.

10.  Sina Weibo – 431 milhões

Devido à algumas restrições impostas pelo governo chinês que proíbem aplicativos como o Facebook de se instalarem no país, a China produz muitas redes sociais, estas por sua vez fazem muito sucesso e acabam espalhando-se pela Ásia e muitas vezes pelo mudo. Weibo é uma espécie de mini blog bastante popular por lá.

11.  Twitter – 335 milhões

Rede social que muito políticos, artistas e músicos postam suas opiniões. Rede social que é limitada apenas a 140 caracteres.

12.  Reddit – 330 milhões es

Rede social difundida entre pessoas que gostam de publicar tudo que pensam e de ser ouvidas por qualquer pessoa do mundo. Se o conteúdo é ruim, pode ter certeza que terá um moderador que irar elmina-lo.

13.  Pinterest – 292 milhões

O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos, ideias e projetos de várias coisas, isso serve de apoio ou inspirações para as pessoas que estão procurado pelo assunto determinado. Nele você salva as publicações em pastas que podem ser compartilhadas com outros usuários, assim facilitando a pesquisa e propagação das informações.