Máquina de Vendas | Como implementar na sua empresa

Importância da Máquina de Vendas

Se existe um objetivo em comum entre as empresas, independente de seu ramo, mercado, produto que vende e tamanho, é o objetivo de alavancar as vendas, aumentar seu lucro, desenvolver sua equipe de vendas e alcançar seu maior potencial.

A estratégia atual que mais tem garantido resultados no aumento das vendas é a Máquina de Vendas. Já ouviu falar? Nesse artigo vamos tirar todas suas dúvidas sobre essa estratégia e ainda te contar o que você precisa fazer para implementar na sua empresa.

O que é Máquina de Vendas?

Se fosse preciso simplificar o conceito de Máquina de Vendas em uma frase, seria: modelo escalável de vendas. Entenda-se por escalável uma estrutura automatizada que sustenta um crescimento exponencial de leads (contatos), prospects (interessados) e vendas (clientes). 

A palavra “máquina” é usada justamente por isso, pela automação dos processos de vendas, como uma máquina que trabalha 24h por dia, que se auto alimenta. 

Como é a estrutura de uma Máquina de Vendas?

Cada máquina de vendas terá sua estrutura adaptada à empresa, ao setor, ao produto e ao cliente-alvo. Para isso, existem pontos obrigatórios que toda empresa precisa passar para conseguir criar seu modelo escalável de vendas e poder finalmente vender todos os dias. Saiba agora quais são os pilares de uma máquina de vendas

Maquinas de vendas integrada

1 – Tecnologia

Sua equipe precisará de ferramentas digitais para executar cada etapa do processo de vendas. Também chamadas de dashboards, você encontra milhares de SaaS (Software as a service / softwares de serviço) focados na metodologia de Máquina de Vendas e que podem ser gerenciadas por sua própria equipe. CRM, Landing Page, Email marketing, Produção de Conteúdo, Relacionamento e muitas outras atividades podem ser automatizados para tornar o setor de vendas escalável. 

2 – Foco no cliente

Uma máquina de vendas só funciona mesmo se o comportamento do seu público-alvo está verdadeiramente mapeado. Cada atitude dentro da jornada de compra precisa ser antecipada para que a automação funcione de maneira eficaz. Ou seja, o foco no cliente em cada etapa do processo é essencial para o sucesso dessa metodologia. 

3 – Canais de Aquisição de leads

Toda máquina de vendas começa pelo “topo do funil”. Não entendeu? Imagine um funil: a boca é mais larga e o final dele é bem estreito, certo? Esse é o formato de funcionamento da máquina de vendas, onde muitas pessoas entram pelo “topo do funil” e somente as realmente interessadas percorre todo o caminho do funil, chegando na parte mais estreita e finalmente concretizando a compra. 

Os canais de aquisição de leads são responsáveis por atrair o máximo de pessoas do seu público alvo para que essa pessoa percorra a sua jornada de compra dentro do funil, dentro da máquina de vendas. 

4 – Processo de prospecção

Quais são os caminhos que o lead (o contato) vai percorrer para se convencer do seu produto/serviço? Definir o processo de prospecção significa definir estrategicamente os pontos de contato que vão tornar o lead em um interessado, um potencial cliente. Um plataforma de cadência de prospecção acelera o processo e aumenta a produtividade da máquina de vendas

5 – Processo de vendas

O processo de vendas pode incluir tanto ofertas automatizadas como o contato direto da sua equipe de vendas para fechar contrato. O processo de vendas pode começar antes mesmo do processo de prospecção acabar, tudo depende da estratégia que você vai definir como o topo da sua máquina. 

6 – Monitoramento 

A vantagem de criar um processo de vendas digital é poder monitorar o comportamento do seu cliente, cada passo que ele dá dentro da máquina de vendas e dessa maneira poder repensar estratégias, remanejar ferramentas e até fazer mudanças mais radicais. 

7 – Métricas

Além de monitorar, acompanhar as métricas, ou seja, os números e os resultados de cada fase da máquina também é possível e essencial para otimizar todo o processo. As ferramentas SaaS são perfeitas para esse processo. Quanto mais conectadas são as ferramentas que sua equipe escolher para gerenciar a máquina, melhores métricas vocês terão. 
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