No último artigo aqui no blog você conheceu o conceito de Máquina de Vendas, que tem como objetivo automatizar seu processo de vendas e aumentar seu lucro.
Lá no artigo – se você ainda não leu, clique aqui – comentamos sobre o funil de vendas. No artigo dessa semana, vamos aprofundar o assunto e te contar tudo sobre a ferramenta do marketing mais usada dentro da máquina de vendas: o Inbound Marketing.
O que é Inbound Marketing?
Também chamado de Marketing de Entrada ou Marketing de Atração, é uma interpretação do processo de vendas diferente do tradicional.
No marketing tradicional, o processo de vendas se dá pela oferta do produto por parte da empresa. No Inbound Marketing, se dá pela atração do público-alvo. Ou seja, não é ir até o cliente, mas sim atrair o cliente.
O que também se diferencia do marketing tradicional é o foco. No Inbound Marketing falamos diretamente com o público-alvo.
O que o Inbound Marketing tem a ver com o Funil de Marketing?
O funil de marketing, é o “desenho” do percurso que teoricamente o seu público-alvo percorre até se tornar cliente. Também pode ser chamada de Jornada do Cliente. O Funil tem o objetivo de entender quais são os comportamentos, em etapas, que seu público alvo tem durante a tomada de decisão.
O Inbound Marketing utiliza a técnica do Funil de Marketing para entender que tipo de conteúdo e comunicação vai atrair seu público em cada uma das fases da tomada de decisão.
Ou seja: no funil de marketing, identificamos qual é o caminho que o cliente fará, e no Inbound Marketing fazemos o trabalho de guiá-lo por esse caminho.
O que o Inbound Marketing tem a ver com o conceito de Máquina de Vendas?
A Máquina de vendas é a automação desses processos: do Inbound Marketing, Funil de Marketing e Funil de Vendas. É a base para que esse processo seja rápido, altamente eficiente e principalmente, que aconteça sozinho, se auto alimentando.
Agora que você já entendeu a ligação desses conceitos, vamos falar sobre o Inbound Marketing, a estratégia de atrair o público alvo e levá-lo a comprar.
Você pode encontrar vários formatos diferentes para essa teoria na internet, mas todas derivam dessa principal, que se dá em 4 etapas:

– ATRAÇÃO: Atrair o tráfego de visitantes;
– CONVERSÃO: Converter visitantes em leads;
– FECHAMENTO: Fechar leads em clientes;
– ENCANTAMENTO: Encantar os clientes para que se tornem promotores da sua marca.
Entender o tipo de conteúdo que seu público-alvo acha relevante em cada uma dessas etapas é crucial para o funcionamento da estratégia.
Entenda o que é feito em cada uma das etapas:
Atração
Todo consumidor, hoje, é atraído na internet pelas ferramentas de busca. Ou seja, Google, Yahoo, Bing, Youtube e outros. As pessoas fazem pesquisas o tempo inteiro, e suas pesquisas dizem quem são (comportamento, gostos) e as levam para os produtos e serviços que tem a ver com aquele conteúdo que ela pesquisou.
Logo, para atrair seu público alvo você precisa produzir conteúdo que responda suas dúvidas e fala de suas dificuldades.
Conversão
A pessoa chega no seu conteúdo, que tira suas dúvidas sobre uma possível dificuldade que ela tem. Agora, já sabemos que quem está lendo/assistindo esse conteúdo tem interesse no tema que seu produto faz parte. Converter significa pegar seus dados, e fazemos isso oferecendo algo em troca de seu e-mail, whatsapp, telefone ou qualquer outro dado que possa fazer você contatá-lo depois.
Geralmente, aqui você entrega uma informação mais aprofundada, uma solução, uma ajuda, uma mão. Tem que valer a pena para que ele tope te passar informações e se conectar com você.
Se formos analisar o funil de vendas, a conversão acontece no “meio do funil” ou no meio da jornada de compra.
Fechamento
Um processo altamente eficaz é necessário para que a oportunidade não se perca. CRM de Vendas, email marketing e sistemas de followups precisam estar funcionando muito bem nessa etapa, para que sua equipe concretize cada venda.
Encantamento
O pós-venda é tão importante quanto a venda. Encantar o cliente faz com que ele seja um porta-voz da sua marca a atraia muito mais prospects para você. As startups mais bem faladas hoje alcançaram seu auge principalmente por terem inovado nessa etapa, fazendo com que a fase de encantamento dos clientes se tornasse o “topo do funil” para novos públicos.
Precisa de ajuda para implementar essas estratégias na sua empresa? Conte com a gente e marque uma reunião sem compromisso para descobrir como podemos ajudar sua equipe de vendas. Clique aqui para entrar em contato.