Presença Digital Local

Presença Digital Local – entenda o que é e como uma agência digital em Vitória, Vila Velha e Serra pode ajudar o seu negócio a crescer

Presença Digital Local

Presença Digital Local - Agência Digital Vitória, VV e Serra

Agência Digital Vitória, Vila Velha e Serra – Entenda o que é Presença Digital Local e como você pode atrair mais clientes para a sua loja física.

A Presença Digital torna as empresas localizáveis na internet e aumenta a atração de clientes. Isso é, o Marketing Digital Local é uma estratégia objetiva e bastante econômica para que as pequenas e médias empresas possam aparecer mais, atrair clientes e se diferenciar da concorrência

Para isso, é necessário ter presença digital relevante e constante.

Com o crescimento do uso da internet por dispositivos móveis, as empresas estão nas palmas das mãos dos consumidores em apenas um clique de distância. 

Uma pesquisa da CNDL/SPC Brasil indica que 97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas. 

“Ampliar e integrar os múltiplos canais de venda e relacionamento não é apenas um meio de aumentar o faturamento, os benefícios vão muito além. Trata-se de entender que os conceitos de online e offline já se integraram para poder melhor atender às expectativas do consumidor conectado. Essa forma de atuar é que vai gerar aumento de vendas e mais fidelização daqui em diante”, argumenta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.

Mas afinal, o que é presença digital local

Presença Digital Local é uma estratégia para que as empresas locais – principalmente as pequenas – possam ser mais facilmente encontradas na internet por meio da pesquisa em sites como Google ou Bing. Essas pesquisas podem ser feitas pelo produto, serviço  que a empresa oferece ou simplesmente pelo nome do estabelecimento, este geralmente quando o usuário precisa de alguma informação relevante, como telefone, endereço ou o horário de funcionamento.

O foco é impactar o público certo, atrair mais clientes e relacionar-se com eles, gerando mais e melhores oportunidades de vendas e principalmente:  estar onde o seu público está.

O ponto inicial é construir e fortalecer a presença digital da empresa nos canais digitais mais relevantes para o seu negócio, seja no Facebook, Instagram, Linkedin, YouTube e etc. Além disso, ter um site é de extrema importância nesse processo, é um passo vital para trazer sua presença online. Isso servirá como um portal online onde você pode mostrar seus produtos ou serviços, além de comunicar informações relevantes a seus clientes em potencial.


Uma vantagem enorme da presença digital é a segmentação do seu negócio e a limitação geográfica. Enquanto este consegue entregar um resultado de acordo com a localização onde o usuário está, o outro só entrega quando um usuário pesquisa especificamente pelo seu serviço ou produto.

Vamos entender melhor:

  • Segmentação do negócio:

Se você vende carros, não é interessante aparecer para quem deseja comprar um videogame, certo? Você só aparecerá para quem realmente está buscando pelo serviço ou produto que você tem a oferecer.

  • Limitação geográfica:

Parecido com o primeiro exemplo, a limitação geográfica funciona assim: se você possui uma loja em Vitória – ES não te interessa aparecer para quem está na Lapa – RJ e vice-versa. A sua loja aparecerá para quem se interessa pelo seu produto e está a um raio próximo a você. 

Agora que você entendeu o que é presença digital local, vamos ler sobre COMO levar clientes até a sua loja física.

97% dos internautas buscam informações online antes de comprar em lojas físicas.

Negócios

De nada adianta saber de tudo isso se não mostrar para quem pesquisou pelo seu serviço o caminho direto até o seu espaço físico.  Para isso, a sua empresa precisa, OBRIGATORIAMENTE facilitar o acesso aos internautas. 

Estar online ajuda seus futuros ou já clientes a terem acesso a sua loja facilmente. A presença online de uma empresa mudou o panorama do consumismo, já que a maioria dos clientes prefere comprar de empresas ou marcas que encontrou online.

Para isso, o usuário DEVE encontrar as seguintes informações  sua “página” no Google:

  • Nome do estabelecimento
  • Telefone
  • Endereço
  • Horário de atendimento
  • Atualizações frequentes
  • De preferência, um site profissional


Com essas informações as pessoas se sentirão mais seguras em visitar o estabelecimento, pois têm a garantia de que encontrarão o que precisam, ou conseguirão encontrar o endereço com mais facilidade, além do contato mais rápido.

A Importância das redes sociais

As redes sociais servem para selar a sua presença online. Enquanto o Google entrega resultados de pesquisa, as redes sociais “sugerem” a sua empresa para quem ainda não pesquisou pelo seu serviço especificamente, mas tem a necessidade ou interesse nele, ou seja, pode-se dizer que a rede social trabalha de maneira proativa.

Além disso, as redes sociais mostram a “cara” da sua marca, é o local onde você tem a possibilidade de conversar com o seu cliente, mostrar novidades, engajar, atrair e criar um relacionamento com ele. 

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No entanto, tudo isso deve ser feito com cautela e estratégia. Nem toda rede social pode atender bem o seu negócio. Então, grave bem essa frase: você precisa estar onde o seu cliente está!

A Trilha MV trabalha para entender qual o melhor ambiente digital para a sua empresa, buscando o melhor resultado, seja no Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e outros.

Entenda qual a visão da nossa agência digital em Vitória, Vila Velha e Serra.

  • Redes sociais de relacionamento

As redes sociais de relacionamento têm como objetivo principal ligar pessoas e fomentar a produção e o compartilhamento de conteúdo.

Alguns exemplos são: Facebook, Instagram, Twitter e Google Plus são alguns exemplos dessa categoria.

  • Redes sociais de Entretenimento

Por sua vez, as redes sociais focadas em entretenimento são aquelas em que o objetivo é o consumo de conteúdo, como Youtube e Pinterest são as plataformas que sustentam esse ideal.

  • Redes sociais profissionais

Até mesmo o mercado corporativo colhe os benefícios das redes sociais. O Linkedin é o principal exemplo de rede profissional e, por meio de sua plataforma, os usuários podem fazer networking, conhecer e contatar empresas, acessar e divulgar vagas e projetos, participar de grupos de discussão profissional, entre outros.

Marketing OFF x Marketing ON

Para começar, nada melhor do que listar a diferença entre os dois, já que os dois compartilham do mesmo objetivo, porém tem estratégias bem diferentes.

Marketing Offline:

As estratégias de marketing offline utilizam canais de mídia tradicionais para criar reconhecimento dos produtos e serviços de uma empresa, ou seja, o branding da marca. Essas campanhas podem incluir:

  • anúncios impressos – incluindo outdoors, cartazes e panfletos;
  • anúncios em rádio;
  • telemarketing;
  • anúncios na televisão.

Marketing Online:

O marketing online, por sua vez, são todas as estratégias de marketing aplicadas ao meio digital. Ou seja, o objetivo é o mesmo: propagar um produto, serviço ou marca, porém as ferramentas são diferentes.

Embora muitas empresas utilizem o marketing das duas maneiras, não se pode negar que, dificilmente uma empresa de pequeno ou médio porte conseguirá tal feito, pois o marketing offline ainda tem um custo muito alto se comparado com o online.

Veja abaixo 4 benefícios que são considerados mais relevantes do marketing online:

Segmentação

Como foi dito acima na Presença Digital Local, o marketing digital possibilita maior segmentação, onde você consegue falar com quem, de fato, está interessado no seu serviço, considerando: idade, sexo, interesses, etc.

Possibilidade de mensurar

O marketing online oferece diversas possibilidades para que você obtenha os dados da sua campanha e mensure para entender se elas foram assertivas.

Ajustes no processo

Esta é outra grande diferença entre o marketing online e o marketing offline. O marketing online mostra as métricas quase que em tempo real e permite que toda a campanha seja ajustada. Ou seja, não é necessário interromper uma campanha ou esperar ela acabar a fim de fazer as modificações necessárias.

Baixo custo

Por fim o baixo custo. O investimento para estratégias de marketing online é muito menor comparado ao marketing offline. Você pode definir as suas ações de acordo com o quanto você consegue investir, otimizando o seu orçamento.

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