Uso do Código de Ética no marketing digital para dentistas:
A odontologia vem sofrendo grandes transformações, isso inclui na tecnologia e nos meios sociais.
Na tecnologia máquinas e equipamentos mais seguros e precisos.
No meio social, os profissionais passaram a interagir com seus pacientes e colegas de profissão.
O responsável por essa interação é o Marketing Digital para dentistas, que utiliza estratégias para melhorar e posicionar os profissionais no mercado.
Por se tratar da área de saúde, quando realizado deve cumprir alguns critérios, impostos pelo CFO – Conselho Federal de Odontologia.
O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da odontologia em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas.
O primeiro código de Ética na Odontologia surgiu em 1971, com a instituição dos Conselhos Federal e Regionais (CFO/CRO) pela Lei nº 4.324/64, com o objetivo de direcionar a conduta do cirurgião-dentista no exercício de sua profissão com caráter orientador e não punitivo.
O capítulo XIV do Código de Ética da Odontologia e o artigo 7º da Lei 5.081/66 são os principais instrumentos que regem os anúncios, propagandas e toda publicidade da área. Assim como também é preciso ficar atento ao Código do Consumidor, já que, sendo o dentista um prestador de serviço, qualquer tipo de publicidade vinculada é tida como um contrato firmado com o paciente.
Recentemente o CFO flexibilizou as diretrizes sobre as ações de marketing odontológico. Isto devido a necessidade de se encaixar a atual realidade do mercado.
É proibido postagens que desvalorize a odontologia e sugira autopromoção, sensacionalismo, como também é proibido anúncios de procedimentos gratuitos ou com valor já imposto na postagem.
Deve estar se perguntando, qual a atuação do marketing digital odontológico?
Os profissionais na área de marketing, tem o conhecimento das regras que precisam ser respeitadas para ajudar na captação de pacientes. Afinal, esta é a intenção.
Atuar com o marketing odontológico é também cumprir um papel social.
Quando falamos de conteúdo, falamos de informações que são levadas até pessoas, e isso é muito importante para não gerar uma “desinformação”.
Através de blogs, ebooks, e-mail, redes sociais, os profissionais levam conteúdos educativos e informativos, que geram benefícios à saúde das pessoas.
Mas deve ser realizado com cautela, pois as ações precisam respeitar a ética e as regulamentações do CFO, para obter o sucesso.
Você já ouviu falar no marketing de conteúdo?
Esta tem sido uma excelente alternativa para os dentistas que desejam se diferenciar no mercado, expandindo a sua marca, mas sem ferir nenhuma regra.
Essa estratégia consiste em oferecer uma série de conteúdos gratuitos e de qualidade, otimizados para serem encontrados na web, por quem tem dúvidas sobre o assunto.
Assim, ele chega como uma “mão na roda” para essas pessoas, que provavelmente vão se sentir à vontade para voltar e ler outras publicações interessantes.
No Marketing odontológico, que é o marketing de conteúdo, se tornou uma oportunidade para os dentistas, levando informações ao público-alvo. Sempre fortalecendo o nome do profissional ou da clínica como autoridade no assunto.
Diferente do marketing tradicional, o marketing digital para dentista é focado em conteúdos de qualidade e baseado em estudos sobre a jornada de pacientes.
Nesses estudos são aplicadas diversas ferramentas, como por exemplo o Funil de Vendas, que são fases pelas quais o paciente passa antes de decidir por uma compra, consulta ou tratamento.
Ética no marketing digital para dentistas:
Mesmo diante de um cenário considerado de fácil acesso ao público, que são os veículos de comunicação, que a internet permite, ainda existem profissionais que não estão abertos a esse novo modelo de marketing. Isso porque enxergam o CFO como algo negativo e sujeito a punições. Mas é o contrário, o CFO informa regras que devem ser cumpridas, isso de acordo como cada atividade profissional.
Essa é a maneira como enxergamos os Conselhos.
O Código de Ética Odontológico serve como um manual para orientar os profissionais da área de odontologia sobre como proceder em diversas situações, inclusive durante os tratamentos odontológicos. O documento tem a finalidade de garantir a segurança dos dentistas e pacientes na hora da contratação de serviços.
O código que rege a odontologia, hoje, se tornou mais flexível. A resolução de 196/2019 flexibilizou a publicidade, permitindo assim divulgações que antes eram proibidas.
Por exemplo: selfie com pacientes, fotos de antes e depois.
Estamos vivendo um mundo onde os interesses por algo é de fácil acesso visual, isso devido a internet.
A odontologia não poderia ficar de fora, neste mundo virtual, certo?
Antes e Depois:
Como falamos acima, o que vemos é o que nos atrai. Portanto nada mais interessante que uma imagem com o resultado do tratamento realizado pelo profissional. Acredite, antes essa prática não era permitida pelo CFO – Conselho Federal de Odontologia.
Porém com a mudanças em 2019, profissionais da área odontológica, dentistas podem realizar publicações com Antes e Depois dos diagnósticos e resultados dos tratamentos odontológicos.
Isso permitiu uma acessibilidade maior, para que os profissionais possam através do uso da internet, redes sociais, blogs dentre outros caminhos, seus trabalhos.
Auto retrato (Selfie):
A nova resolução (CFO-196/2019) autoriza a divulgação de selfies de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não.
Porém Conselho regulamenta que é necessária a autorização prévia do paciente por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE.
Recursos:
É permitido mostrar as imagens do tratamento, do resultado e do paciente, cumprindo a autorização deste, mas é necessário o cuidado com as imagens dos recursos utilizados para a realização dos procedimentos. Isso devido a não autorização regulamentada pelo CFO, com a divulgação da marca dos recursos utilizado
Importante frisar que o CFO proíbe a publicação de imagens e vídeos do andamento do tratamento, exceto para publicações científicas.
Identificação do Profissional:
A resolução do CFO sobre publicações na odontologia reforça a necessidade de identificação do profissional, bem como o seu número de inscrição.
Fica proibido a divulgação de casos clínicos de terceiros.
Termos:
O CFO não permite a utilização do termo “popular”, pois sugere valores imbatíveis, utilização do termo gratuito, oferecer formas de pagamento.
Sorteio.
O CFO também não permite que os dentistas e consultórios odontológicos realizem sorteios ou quaisquer outros tipos de concursos que tenham como prêmio os serviços oferecidos pelo profissional.
Infração ética:
Infração Ética:
- Fazer qualquer intervenção fora do âmbito legal da Odontologia; e,
- Afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro dentista encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.
Conteúdos de Qualidade
Quando falamos de conteúdo, queremos dizer que a informação a ser passada na publicidade deve ser qualidade e com intenção de algo.
Mediante conhecimento técnico, é válido reservar um tempo para orientar as pessoas, que logo passa ser um bem social.
Com isso frisamos a importância de uma assessoria especializada, uma equipe com profissionais em marketing odontológico.
É possível trabalhar com marketing odontológico para a captação de pacientes, obtendo resultados efetivos.
A intenção do marketing para dentistas é ajudar o profissional uma posição de destaque e o reconhecimento, e claro, sempre promovendo a saúde de forma ética.
Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital, que possui como objetivo a captação pacientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais) e valor. Essa captação de paciente nada mais é atrair e fidelizar.
O Marketing de Conteúdo é um método de marketing que não promove diretamente sua empresa, mas sim tem o poder de atrair o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas. É toda ação que tem como foco trabalhar com temas relevantes para quem acompanha sua marca.
Isso quer dizer: aumentar a sua visibilidade na internet (em todos os meios de comunicação), aumentar a interação, alimentar sua base de leads, aumentar a confiança e melhorar a experiência do pós-venda.
Acompanhar os memes do momento e ajuste-os à realidade odontológica do seu consultório. Quem não gosta de rir, não é mesmo? Conteúdo desse tipo fazem sucesso na Internet. Sendo assim, seu negócio pode tirar proveito disso, sem ferir nenhuma regra.
Utilizar o humor alguns momentos, gera uma quebra de gelo entre as pessoas.
Mesmo que seu estilo de trabalho não combine, sempre haverá uma modinha para que você crie a oportunidade de entrar no clima.