Uso do Código de Ética no marketing digital para dentistas

A odontologia vem sofrendo grandes transformações, isso inclui na tecnologia e nos meios sociais.

Na tecnologia máquinas e equipamentos mais seguros e precisos.

No meio social, os profissionais passaram a interagir com seus pacientes e colegas de profissão.

O responsável por essa interação é o marketing digital para dentistas, que utiliza estratégias para melhorar e posicionar os profissionais no mercado.

Por se tratar da área de saúde, quando realizado deve cumprir alguns critérios, impostos pelo CFO – Conselho Federal de Odontologia.

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da odontologia em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas.

O primeiro código de Ética na Odontologia surgiu em 1971, com a instituição dos Conselhos Federal e Regionais (CFO/CRO) pela Lei nº 4.324/64, com o objetivo de direcionar a conduta do cirurgião-dentista no exercício de sua profissão com caráter orientador e não punitivo.

O capítulo XIV do Código de Ética da Odontologia e o artigo 7º da Lei 5.081/66 são os principais instrumentos que regem os anúncios, propagandas e toda publicidade da área. Assim como também é preciso ficar atento ao Código do Consumidor, já que, sendo o dentista um prestador de serviço, qualquer tipo de publicidade vinculada é tida como um contrato firmado com o paciente.

Recentemente o CFO flexibilizou as diretrizes sobre as ações de marketing odontológico. Isto devido a necessidade de se encaixar a atual realidade do mercado.

É proibido postagens que desvalorize a odontologia e sugira autopromoção, sensacionalismo, como também é proibido anúncios de procedimentos gratuitos ou com valor já imposto na postagem.

Deve estar se perguntando, qual a atuação do marketing digital para dentistas?

Os profissionais na área de marketing digital para dentistas, tem o conhecimento das regras que precisam ser respeitadas para ajudar na captação de pacientes. Afinal, esta é a intenção.

Atuar com o marketing odontológico é também cumprir um papel social.

Quando falamos de conteúdo, falamos de informações que são levadas até pessoas, e isso é muito importante para não gerar uma “desinformação”.

Através de blogs, ebooks, e-mail, redes sociais, os profissionais levam conteúdos educativos e informativos, que geram benefícios à saúde das pessoas.

Mas deve ser realizado com cautela, pois as ações precisam respeitar a ética e as regulamentações do CFO, para obter o sucesso.

marketind digital para dentistas
funil de captação de clientes

Você já ouviu falar no marketing de conteúdo?

Esta tem sido uma excelente alternativa para os dentistas que desejam se diferenciar no mercado, expandindo a sua marca, mas sem ferir nenhuma regra.

Essa estratégia consiste em oferecer uma série de conteúdos gratuitos e de qualidade, otimizados para serem encontrados na web, por quem tem dúvidas sobre o assunto.

Assim, ele chega como uma “mão na roda” para essas pessoas, que provavelmente vão se sentir à vontade para voltar e ler outras publicações interessantes.

No Marketing odontológico, que é o marketing de conteúdo, se tornou uma oportunidade para os dentistas, levando informações ao público-alvo. Sempre fortalecendo o nome do profissional ou da clínica como autoridade no assunto.

Diferente do marketing tradicional, o marketing para dentistas é focado em conteúdo de qualidade e baseado em estudos sobre a jornada de pacientes, ajudando no processo de como fazer captação de pacientes em odontologia.

Nesses estudos são aplicadas diversas ferramentas, como por exemplo o Funil de Vendas, que são fases pelas quais o paciente passa antes de decidir por uma compra, consulta ou tratamento.

Ética no marketing para dentistas:

Mesmo diante de um cenário considerado de fácil acesso ao público, que são os veículos de comunicação, que a internet permite, ainda existem profissionais que não estão abertos a esse novo modelo de marketing para dentistas. Isso porque enxergam o CFO como algo negativo e sujeito a punições. Mas é o contrário, o CFO informa regras que devem ser cumpridas, isso de acordo como cada atividade profissional. Essa é a maneira como enxergamos os Conselhos.

O Código de Ética Odontológico serve como um manual para orientar os profissionais da área de odontologia sobre como proceder em diversas situações, inclusive durante os tratamentos odontológicos. O documento tem a finalidade de garantir a segurança dos dentistas e pacientes na hora da contratação de serviços.

O código que rege a odontologia, hoje, se tornou mais flexível. A resolução de 196/2019 flexibilizou a publicidade, permitindo assim divulgações que antes eram proibidas.

Por exemplo: selfie com pacientes, fotos de antes e depois.

Estamos vivendo um mundo onde os interesses por algo é de fácil acesso visual, isso devido à internet.

A odontologia não poderia ficar de fora, neste mundo virtual, certo?

Mas vale lembrar que como em tudo na vida, existem as permissões desde que haja bom-senso e ética profissional.

Marketing digital para dentistas: o que pode e o que não pode

Para todas as permissões, deve constar:

  • nome do profissional;
  • número de inscrição da pessoa física ou jurídica;
  • nome representativo da profissão de cirurgião-dentista, assim como demais especialidades;
  • no caso de pessoa jurídica, também deve haver o número de inscrição do responsável técnico.

Alguns materiais optativos:

  • título de formação acadêmica “stricto sensu”;
  • dados para contato, como endereço, telefone, e-mail;
  • informações gerais sobre convênios, credenciamento, atendimento domiciliar ou hospitalar;
  • logomarca do profissional ou da clínica;
  • técnicas utilizadas (seguidas pela especialidade registrada no CFO);
  • a expressão “clínico geral”, para os profissionais que exerçam atividades pertinentes à odontologia.

Antes de Depois:

Como falamos acima, o que vemos é o que nos atrai. Portanto nada mais interessante que uma imagem com o resultado do tratamento realizado pelo profissional. Acredite, antes essa prática não era permitida pelo CFO – Conselho Federal de Odontologia.

Porém com a mudanças em 2019, profissionais da área odontológica, dentistas podem realizar publicações com Antes e Depois dos diagnósticos e resultados dos tratamentos odontológicos.

Isso permitiu uma acessibilidade maior, para que os profissionais possam através do uso da internet, redes sociais, blogs dentre outros caminhos, seus trabalhos.

Autorretrato (Selfie):

A nova resolução (CFO-196/2019) autoriza a divulgação de selfies de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não.

Porém o conselho regulamenta que é necessária a autorização prévia do paciente por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. 

Recursos:

É permitido mostrar as imagens do tratamento, do resultado e do paciente, cumprindo a autorização deste, mas é necessário o cuidado com as imagens dos recursos utilizados para a realização dos procedimentos. Isso devido a não autorização regulamentada pelo CFO, com a divulgação da marca dos recursos utilizados.

Importante frisar que o CFO proíbe a publicação de imagens e vídeos do andamento do tratamento para serem usado no marketing para dentistas, exceto para publicações científicas.

Identificação do Profissional:

A resolução do CFO sobre publicações na odontologia reforça a necessidade de identificação do profissional, bem como o seu número de inscrição.

Fica proibido a divulgação de casos clínicos de terceiros.

Termos:

O CFO não permite a utilização do termo “popular”, pois sugere valores imbatíveis, utilização do termo gratuito, oferecer formas de pagamento.

Sorteio.

O CFO também não permite que os dentistas e consultórios odontológicos realizem sorteios ou quaisquer outros tipos de concursos que tenham como prêmio os serviços oferecidos pelo profissional.

Infração ética:

Infração Ética:

  1. Fazer qualquer intervenção fora do âmbito legal da Odontologia; e,
  2. Afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo temporariamente, sem deixar outro dentista encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.
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Conteúdos de Qualidade

Quando falamos de conteúdo, queremos dizer que a informação a ser passada na publicidade deve ser qualidade e com intenção de algo.

Mediante conhecimento técnico, é válido reservar um tempo para orientar as pessoas, que logo passa ser um bem social.

Com isso frisamos a importância de uma assessoria especializada, uma equipe com profissionais em marketing odontológico.

É possível trabalhar com marketing odontológico para a captação de pacientes, obtendo resultados efetivos.

A intenção do marketing digital para dentistas é ajudar o profissional uma posição de destaque e o reconhecimento, e claro, sempre promovendo a saúde de forma ética.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital para dentistas, que possui como objetivo a captação pacientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais) e valor. Essa captação de paciente nada mais é atrair e fidelizar.

O Marketing de Conteúdo é um método de marketing odontológico que não promove diretamente sua empresa, mas sim tem o poder de atrair o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas. É toda ação que tem como foco trabalhar com temas relevantes para quem acompanha sua marca.

Isso quer dizer: aumentar a sua visibilidade na internet (em todos os meios de comunicação), aumentar a interação, alimentar sua base de leads, aumentar a confiança e melhorar a experiência do pós-venda.

Acompanhar os memes do momento e ajuste-os à realidade do marketing odontológico do seu consultório. Quem não gosta de rir, não é mesmo? Conteúdo desse tipo fazem sucesso na Internet. Sendo assim, seu negócio pode tirar proveito disso, sem ferir nenhuma regra.

Utilizar o humor alguns momentos, gera uma quebra de gelo entre as pessoas.

Mesmo que seu estilo de trabalho não combine, sempre haverá uma modinha para que você crie a oportunidade de entrar no clima.