Uso do Código de Ética no marketing para dentistas:

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Marketing digital para dentistas e sua geração de leads

Como fazer captação de pacientes em odontologia

A odontologia vem sofrendo grandes transformações, isso inclui tecnologia na tecnologia e nos meios sociais.

Na tecnologia máquinas e equipamentos mais seguros e precisos.

No meio social, os profissionais passaram a interagir com seus pacientes e colegas de profissão.

O responsável por essa interação é o Marketing Digital para dentistas, que utiliza estratégias para melhorar e posicionar os profissionais no mercado.

Por se tratar da área de saúde, quando realizado deve cumprir alguns critério, impostos pelo CFO – Conselho Federal de Odontologia.

O Código de Ética Odontológica regula os direitos e deveres do cirurgião-dentista, profissionais técnicos e auxiliares, e pessoas jurídicas que exerçam atividades na área da odontologia em âmbito público e/ou privado, com a obrigação de inscrição nos Conselhos de Odontologia, segundo suas atribuições específicas.

O primeiro código de Ética na Odontologia surgiu em 1971, com a instituição dos Conselhos Federal e Regionais (CFO/CRO) pela Lei nº 4.324/64, com o objetivo de direcionar a conduta do cirurgião-dentista no exercício de sua profissão com caráter orientador e não punitivo.

O capítulo XIV do Código de Ética da Odontologia e o artigo 7º da Lei 5.081/66 são os principais instrumentos que regem os anúncios, propagandas e toda publicidade da área. Assim como também é preciso ficar atento ao Código do Consumidor, já que, sendo o dentista um prestador de serviço, qualquer tipo de publicidade vinculada é tida como um contrato firmado com o paciente.

Recentemente o CFO flexibilizou as diretrizes sobre as ações de marketing na odontologia. Isto devido a necessidade de se encaixar a atual realidade do mercado.

É proibido postagens que desvalorize a odontologia e sugira autopromoção, sensacionalismo, como também é proibido anúncios de procedimentos gratuitos ou com valor já imposto na postagem.

Deve estar se perguntando, qual a atuação do marketing digital odontológico?

Os profissionais na área de marketing , tem o conhecimento das regras que precisam ser respeitadas para ajudar na captação de pacientes. Afinal, esta é a intenção.

como fazer captação de pacientes em odontologia
como fazer captação de pacientes em odontologia

Ética no marketing digital para dentistas:

Mesmo diante de um cenário considerado de fácil acesso ao público, que são os veículos de comunicação, que a internet permite, ainda existem profissionais que não estão abertos a esse novo modelo de marketing. Isso porque enxergam o CFO como algo negativo e sujeito a punições. Mas é o contrário, o CFO informa regras que devem ser cumpridas, isso de acordo como cada atividade profissional. Essa é a meneira como enxergamos os Conselhos.

O Código de Ética Odontológico serve como um manual para orientar os profissionais da área de odontologia sobre como proceder em diversas situações, inclusive durante os tratamentos odontológicos. O documento tem a finalidade de garantir a segurança dos dentistas e pacientes na hora da contratação de serviços.

O código que rege a odontologia, hoje, se tornou mais flexível. A resolução de 196/2019 flexibilizou a publicidade, permitindo assim divulgações que antes eram proibidas.

Por exemplo: selfie com pacientes, fotos de antes e depois.

Estamos vivendo um mundo onde os interesses por algo é de fácil acesso visual, isso devido a internet.

A odontologia nãopoderia ficar de fora, neste mundo virtual, certo?

Mas vale lembrar que como em tudo na vida, existem as permissões desde que haja bom-senso e ética profissional.

como fazer captação de pacientes em odontologia
como fazer captação de pacientes em odontologia

Marketing odontológico: como fazer captação de pacientes em odontologia

Para todas as permissões, deve constar:

  • nome do profissional;
  • número de inscrição da pessoa física ou jurídica;
  • nome representativo da profissão de cirurgião-dentista, assim como demais especialidades;
  • no caso de pessoa jurídica, também deve haver o número de inscrição do responsável técnico.

Alguns materiais optativos:

  • título de formação acadêmica “stricto sensu”;
  • dados para contato, como endereço, telefone, e-mail;
  • informações gerais sobre convênios, credenciamento, atendimento domiciliar ou hospitalar;
  • logomarca do profissional ou da clínica;
  • técnicas utilizadas (seguidas pela especialidade registrada no CFO);
  • a expressão “clínico geral”, para os profissionais que exerçam atividades pertinentes à odontologia.

Antes de Depois:

Como falamos acima, o que vemos é o que nos atrai. Portanto nada mais interessante que uma imagem com o resultado do tratamento realizado pelo profissional. Acredite, antes essa prática não éra permitida pelo CFO – Conselho Federal de Odontologia.

Porém com a mudanças em 2019, profissionais da área odontológica, dentisas podem realizar publicações com Antes e Depois dos diagnósticos e resultados dos tratamentos odontológicos.

Isso permitiu uma acessibilidade maior, para que os profissionais possam através  do uso da internet, redes sociais, blogs dentre outros caminhos, seus trabalhos.

Autoretrato (Selfie):

A nova resolução (CFO-196/2019) autoriza a divulgação de selfies de cirurgiões dentistas, acompanhados de pacientes ou não.

PorémConselho regulamenta que é necessária a autorização prévia do paciente por meio de Termo de Consentimento Livre e Esclarecido – TCLE. 

Recursos:

É permitido mostrar as imagens do tratamento, do resultado e do paciente, cumprindo a autorização deste, mas é necessário o cuidado com as imagens dos recursos utilizados para a realização dos procedimentos. Isso devido a não autorização regulamentada pelo CFO, com a divulgação da marca dos recursos utilizado

Importante frizar que o CFO proíbe a publicação de imagens e vídeos do andamento do tratamento, exceto para publicações científicas.

Identificação do Profissional:

A resolução do CFO sobre publicações na odontologia reforça a necessidade de identificação do profissional, bem como o seu número de inscrição.

Fica proibido a divulgação de casos clínicos de terceiros.

Termos:

O CFO não permite a utilização do termo “popular”, pois sugere valores imbatíveis, utilização do termo gratuito, oferecer formas de pagamento.

Sorteio.

O CFO também não permite que os dentistas e consultórios odontológicos realizem sorteios ou quaisquer outros tipos de concursos que tenham como prêmio os serviços oferecidos pelo profissional.

Infração ética:

Infração Ética:

  1. Fazer qualquer intervenção fora do âmbito legal da Odontologia; e,
  2. Afastar-se de suas atividades profissionais, mesmo tempora- riamente, sem deixar outro dentista encarregado do atendimento de seus pacientes internados ou em estado grave.

Conteúdos de Qualidade

Quando falamos de conteúdo, queremos dizer que a informação a ser passada na publicididade deve ser qualidade e com intenção de algo.

Mediante conhecimento técnico, é válido reservar um tempo para orientar as pessoas, que logo passa ser um bem social.

Com isso frizamos a importância de uma acessoria especializada, uma equipe com profissionais em marketing odontológico.

É possível trabalhar com marketing odontológico para a captação de pacientes, obtendo resultados efetivos.

A intenção do marketing para dentistas é ajudar o profissional uma posição de destaque e o reconhecimento, e claro, sempre promevendo a saúde de forma ética.

Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital, que possui como objetivo  a captação pacientes por meio da criação de conteúdo relevante (textos, vídeos, ebooks, posts em redes sociais) e valor. Essa captação de paciente nada mais é atrair e fidelizar.

O Marketing de Conteúdo é um método de marketing que não promove diretamente sua empresa, mas sim tem o pode de atrair o público-alvo ao trazer soluções para seus problemas. É toda ação que tem como foco trabalhar com temas elevantes para quem acompanha sua marca.

Isso quer dizer: aumentar a sua visibilidade na internet (em todos os meios de comunicação), aumentar a interação, alimentar sua base de leads, aumentar a confiança e melhorar a experiência do pós-venda.

Acompanhar os memes do momento e ajuste-os à realidade odontológica do seu consultório. Quem não gosta de rir, não é mesmo? Conteúdos desse tipo fazem sucesso na Internet. Sendo assim, seu negócio pode tirar proveito disso, sem ferir nenhuma regra.

Utilizar o humor alguns momentos, gera uma quebra de gelo entre as pessoas.

Mesmo que seu estilo de trabalho não combine, sempre haverá uma modinha para que você crie a oportunidade de entrar no clima.