Ferramentas de SEO utilizadas no marketing digital para dentistas

Falamos em blogs anteriores, sobre a importância de se manter presente no meio digital. Mas não somente estar presente, mas saber onde estar presente e os benefícios que as plataformas oferecem as empresas que tem essa visão digital.

Afinal, é difícil uma empresa hoje em dia que não utiliza dos benefícios em aparecer na primeira página do Google, com propaganda para dentistas. Além do mais, o Google e outros buscadores se tornaram grandes outdoors digitais.

Com certeza já devem ter escutado o nome SEO. Mas sabe exatamente o que ele significa e para que ele serve? Como fazer captação de pacientes em odontologia.

Acredite, é impossível realizar uma estratégia de marketing odontológico de conteúdo sem pensar em SEO.

SEO é a sigla de Search Engine Optimization, uma expressão em inglês que significa Otimização Para Motores de Busca – “Motor de busca”. Este termo é muito utilizado para sites de busca de conteúdo, como Google, Yahoo, YouTube e outros.

Neste artigo falaremos sobre a importância da redação no marketing digital para dentistas e o SEO, tem muito a ver com isso. Isso influencia bastante no ranqueamento do seu site e em como fazer captação de pacientes em odontologia.

Vamos lá. Otimizar seu site: tráfego, isso quer dizer tráfego orgânico. Corre lá no ultimo artigo, falamos sobre tipos de tráfegos.

O Trafego orgânico, são visitantes que trafegam em seu site sem que você tenha que pagar por isso.

Importância do SEO para sua empresa:

O Google é uma plataforma de busca, direcionando o usuário aquilo que elas procuram.

Mas é claro que o buscador precisa de direcionamento, logo, precisa estabelecer alguns critérios para entender que “aquela determinada página é a melhor resposta para o usuário que está pesquisando”, e é nesse momento que entra o SEO.

Entenda como sua empresa pode se beneficiar desse redirecionamento para se encontrar na primeira página do Google, aparecendo ali a propaganda para dentistas, consultórios odontológicos.

Resumindo, quanto mais tráfego seu negócio tiver, maior o número de possíveis clientes você terá.

Claro que existem outras técnicas envolvidas, que um marketing odontológico bem elaborado ajudará seu negócio em como fazer captação de pacientes em odontologia. Mas ter muitas pessoas visitando seu site já é um grande avanço.

Uma coisa é fato: quanto melhor a colocação, mais visível seu negócio estará, assim facilitando como fazer captação de pacientes em odontologia.

Os resultados das buscas são apresentados aos usuários, conforme os termos que “escrevem” para a pesquisa, seja ele produto ou serviço.

Como fazer captação de pacientes em odontologia, Escrever sobre esses temas, deixará seu negócio pronto para gerar chamados de reconhecimento.

O SEO possui algumas modalidades que ajudam o marketing digital para dentistas:

Relembrando para um bom entendimento: SEO é o todo, de técnicas entre tecnologia, conteúdo e autoridade para alcançar bons posicionamentos de páginas de uma pesquisa no Google ou em outros buscadores, gerando tráfego orgânico, ou seja otimização de página, no resultado do seu  marketing para dentistas, ajudando em como fazer captação de pacientes em odontologia.

O mundo do SEO vai desde o aperfeiçoamento simples até os complicados, que somente os especialistas conseguem realizar. Abaixo algumas modalidades para que você entender o papel importante desses especialistas quando agem no seu negócio em como fazer captação de pacientes em odontologia, melhorando sua página para os resultados dos buscadores.

SEO on page:

Em inglês, traduzindo para o português quer dizer “SEO na página”, alterações que são realizadas no seu próprio site, buscando melhores resultados. Aprofundando a parte técnica do marketing digital para dentistas, voltado para o marketing odontológico, são fatores simples a resolver, como:

  • Utilização das palavras-chaves;
  • Tamanho do conteúdo;
  • Frequência nas postagens (quantidade de postagens no mês);
  • Otimização do conteúdo, considerando a intenção de quem está pesquisando,
  • Utilização dos subtítulos (especialistas chamam: tags H1, H2 e H3, que é a hierarquia e organização dos conteúdos para entendimento do Google) e
  • Descrição do conteúdo, a maneira colo aparecerá no buscador.

SEO off page

Falado em inglês, traduzindo para o português quer dizer “SEO fora página”, que são os links que saem da sua página. Falando do buscador Google, este precisa ter boas referencias da sua página para mostrar os assuntos da pesquisa realizada. Ou seja, sua página precisa de avaliações quanto aos assuntos abordados.

É necessário que os artigos tenham bons links externos e internos que apontem para o seu próprio site.

SEO local

Quem nunca fez uma pesquisa no Google e ele respondeu baseado em sua localização? Todos não é? Isso é primordial em como fazer captação de pacientes em odontologia.

Pois então, isso é o SEO local. Normalmente é utilizado por academias, restaurantes, clínicas, consultórios, pis ele precisam dessas técnica para sobrevivência.

O seu local físico, precisa de público, e para isso precisa dessas técnica.

Falamos sobre SEO e sua importância no mundo do marketing digital para dentistas, especificamente para o marketing odontológico.

O SEO surgiu através dos nos buscadores que entraram na concorrência com o Google.

Antes disso, a organização dos links em uma página de resultado de busca, eram como nos diretórios web.

As novas ferramentas de busca, o posicionamento passou a depender da relevância, que é definida por algoritmos.

Esses algoritmos para quem não entende, são cálculos que define o grau de importância de uma página. O mais conhecido algoritmo de busca é o Google PageRank, que um sistema de pontuação.

Claro que existe a parte sigilosa dos buscadores, que são informações não divulgadas, se tratando dos fatores que influenciam o posicionamento ds páginas.

Mas foi possível identificar as melhores práticas no desenvolvimento e estrutura de um site.

O SEO depende da palavra-chave utiliza no termo inserido no buscador.

Sendo assim, o posicionamento e página serão mostradas como resultados, dependendo de quais palavras será utilizada na busca.

Por exemplo: propaganda para dentistas, para promover seu consultório odontológico, irá depender da forma como será realizado a busca pelo seu produto ou serviço.

marketind digital para dentistas
funil de captação de clientes

Ferramentas de SEO – Análise

Google Anlytics

Sem dúvida uma das ferramentas de SEO mais conhecidas no Marketing Digital. Ela fornece métricas de análise de tráfego e desempenho para seu negócio, o marketing odontológico.

Essa ferramenta permite ver os dados e os resultados da estratégia elaborada para o marketing odontológico da sua empresa, que são (páginas mais visualizadas, tráfego referido, índice de rejeição, dentre outras).

  • Google Seach Console

Esta ferramenta de SEO também pertence ao Google.

O Google Seacrh Console (Webmaster Tools), tem por objetivo diagnosticar e detectar problemas de SEO nas páginas da Web. Permite informar ao usuário em qual posição seu site está rankeado no buscador, bem como analisar as palavras chaves que mais geram resultados para sua empresa. Isso é fantástico para o marketing digital para dentistas.

Algumas dados disponibilizados pelo o Google Search Console:

  • Impressões;
  • Cliques;
  • CTR;
  • Posições,
  • Dsempenho e
  • Saúde do site.
  • SEMRush

É uma ferramenta para otimização de conteúdo.

Onde é feito avaliação do desempenho do seu site, informando falhas, posições de palavras-chave. Sua função de análise de conteúdo sugere palavras-chave a serem usadas no texto, análise do título do artigo, uso de H1 e H2, links internos e externos, dentre outras.

Essa ferramenta pode ser instalada no próprio Google Docs.

Ferramentas de SEO – Palavra-Chave

Definir uma palavra-chave certeira para seu artigo não é uma tarefa fácil. Até porque, é preciso definir estrategicamente qual assunto a ser abordado e qual o termo é preciso usar, de modo a ajudar sua empresa a subir no ranking de buscadores.

A palavra-chave tem um papel muito importante dentro dos conteúdos dos artigos.

  • Ubersuggest

Neil Patel, um especialista em marketing digital criou um site chamado Ubersuggest, onde você insere a palavra-chave em sua barra de pesquisa e esta ferramenta mostra sugestões de palavras relacionadas e ideias de conteúdo. Fantástico não é?

Além das idéias, ele verifica a quantidade de vezes gerada tal palavra-chave, nível de concorrência e custo por clique. Ele faz também auditoria dos sites, mas sua função mais conhecida é a pesquisa por palavras-chave.

  • Keyword Planner

Esta ferramenta é um planejador de palavras-chave do Google.

O foco desta ferramenta é para mídias pagas, mas tem grande valia para produção de conteúdos orgânicos. O que ajuda muito em como atrair clientes para clínica odontológica.

Esta ferramenta de SEO, tem a função de gerar palavra-chave, onde busca os melhores termos que o seu negócio poderá usar para seus conteúdos.

Assim o seu marketing odontológico já está elaborado com a melhor palavra-chave a ser utilizada nos textos, visando estar ranqueada nas plataformas de buscadores. É possível também ser definido filtros de palavras, idioma e localização.

  • Keyword Explorer

A ferramenta acima é nova, foi desenvolvida pela Moz, uma das maiores empresas em SEO no mundo. Trata-se de uma ferramenta completa, que auxilia aos profissionais de marketing digital a definirem suas palavras-chaves e analisar páginas de acordo com suas posições no ranking.

Ferramentas de SEO – Velocidade

Todo usuário quer rapidez em sua pesquisa, isso é fato.

Pesquisas realizadas, 45% dos usuários esperam que sua página carregue em 2 segundos ou menos. Mas ainda existem falhas nas páginas da web, onde o carregamento é lento. E isso prejudica muito seu negócio.

  • Pagespeed

Não é de espantar que essa ferramenta seja da Google.

Esta ferramenta tem a função de analisar a velocidade do carregamento do seu site, gerando uma nota para ele. Além de fornecer orientação para aperfeiçoamento de páginas e otimização de velocidade no mobile.

  • Smuch

O objetivo desta ferramenta é acelerar o carregamento das imagens do seu site.

Ou seja, otimizando, redimensionando e comprimindo as imagens grandes, estas que muitas vezes prejudicam a velocidade e carregamento da página do seu site.

Por exemplo, em uma pesquisa, onde deverá aparecer uma propaganda para dentistas que é o foco da sua empresa, a demora e distorção de imagem, podem tornar o site desinteressante aos olhos do usuário. Criando uma desmotivação em esperar para ver o conteúdo, logo, estará perdendo um possível cliente.

Esta ferramenta é muito útil para que não seja necessário refazer seu site manualmente, na verdade, ajustando alguns detalhes que são fundamentais, para não afetar o carregamento.

No próximo artigo falaremos sobre as demais ferramentas de SEO.

Até lá.

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funil de captação de clientes

O que é o Google Meu Negócio?

O Google, é uma plataforma de pesquisa e resultados.

O Google Meu Negócio, é uma plataforma criada pelo Google, com o objetivo de impulsionar vendas locais por meio de publicidades, aparições de informação sobre a empresa em sua página de pesquisa e resultados, como também no Google Maps.

É através do Google Meu Negócio também que o Google Maps apresenta estabelecimentos próximos à localização dos usuários.

Por isso, a importância de fazer o cadastro da sua empresa nesta ferramenta, entendeu?

Ao procurar por um local como: farmácia, padaria, restaurante, floricultura ou qualquer outro lugar, você vai encontrar uma lista de opções próximas à sua localização.

As Principais Vantagens Do Google Meu Negócio e seu uso no marketing digital para dentistas

É no Google que, 98% das pessoas pesquisam o que fazer, aonde ir e o que comprar, e aí que seu negócio começa  a jornada de captação de pacientes.

Então, nada mais óbvio, que a sua clínica ou consultório esteja nele, para ser encontrada por usuários que utilizam essa plataforma de pesquisa.

O anúncio do seu negócio pode ser exibido na plataforma Google no momento exato em que uma pessoa estiver pesquisando por serviços oferecidos pela sua clínica ou consultório, alcançando clientes relevantes.

Levando em consideração que se alguém pesquisou por um produto ou serviço seu nomes já apareceu no resultado, isto já é excelente. Seu negócio já está no caminho  em como vender tratamento odontológico

Uma das principais vantagens desta plataforma é o de atração de cliente próximos do seu negócio.

Quando você otimiza seu perfil e o deixa completo, o Google coloca seu negócio em posições de ranqueamento nas páginas de busca.

Dessa forma, seu negócio se torna amplo , deixando bem aparente nos resultados de pesquisas, para que várias pessoas o conheçam.

Por exemplo: Você pesquisou um restaurante, uma loja que fosse próxima de sua localização, até para facilitar o transporte e otimizar tempo, não é?

Pois então, através das informações de localização, horário de funcionamento e imagens, seu negócio se destaca no Google Maps, o que aumenta o alcance e oportunidade de atrair cliente.

Gerar mais tráfego para o seu site e visitas à loja física:

As informações cadastradas na sua ficha do Google Meu Negócio e também as avaliações dos seus clientes fazem com que outras pessoas fiquem interessadas nos seus produtos ou serviços, e realizem o acesso  ao seu site ou visitem à sua loja física.

Ou seja, seu negócio precisa estar presente no momento certo e alcançar quem está procurando.

Seja no computador ou no dispositivo móvel, um anúncio exibido no momento certo pode transformar esses usuários em clientes valiosos com a propaganda para seu negócio.

Seu negócio sendo assessorado por uma empresa especializada em marketing digital, seu negócio terá anúncios inteligentes e práticos.

O marketing digital utiliza as ferramentas do google, para ajudar empresas em suas etapas de processo.

Como por exemplo:

  • Visibilidade e Monitoramento de site
  • Dos anúncios as métricas de cada página
  • Criação de campanhas de mídia
  • Monitoramento de tendências de busca
  • Alertas de pesquisas
  • E até organização de agenda

É facial perceber a importância da internet no mundo, além de ser um caminho de rápido acesso, se utilizar-se de plataformas certas.

O Google possui uma infinidade de tipos de conteúdos ficando cada mais claro que o principal diferencial de uma estratégia de conteúdo não é qualidade de um texto, mas sim a forma como ele é apresentado ao usuário.

Sabe o diferencial de anunciar seu negócio através do Google?

Ele não é manipulável. Como assim?

O Google é uma potência, pela sua capacidade de indexar conteúdo de forma eficiente.

Outras ferramentas de busca, como o Google, foram pioneiras, porém, seus critérios de rankeamento de entrega de conteúdo foram facilmente manipuláveis, e frequentemente manipulados.

As melhores práticas de SEO Google para otimização de conteúdo tendem a gerar melhores resultados.

Utilização do Google Ads, para Topo de Funil: Marketing Odontológico

Primeiramente, o que é o Google Ads?

O Google Ads, é uma ferramenta de pesquisa, pertencente ao Google, onde ela é paga, para que seja fornecida um maior mecanismo de busca da internet.

Mas você deve estar precisando de uma resposta objetiva, certo?

Nós temos: o Google Ads é um serviço de publicidade online, desenvolvido e pertencente a plataforma Google, que serve para conectar empresa a consumidores de maneira simples e direta.

Lembra das ferramentas, técnicas e estratégias do marketing digital?

Topo de Funil: é preciso definir uma relação entre o que se busca e o que sua clínica oferece. Junto ao conteúdo de busca, você deve oferecer um conteúdo que seja atrativo, junto a ele, criar interesse para que o usuário acesse sua página, seja ela em qualquer plataforma.

Se há uma dúvida na busca, sua clínica deve oferecer um conteúdo informativo nada exagerado, apenas atrativo para quem está pesquisando.

Nesse material deve constar um material rico de informações, mas lembre-se, nada exagerado, mas que ofereça ao usuário as respostas que sane aquela dúvida, que possa ser baixado de alguma maneira, como por exemplo, e-mail.

Assim, é possível introduzir este usuário no topo do seu funil de marketing, através da coleta de dados (geração de leads).

Utilização do Google Ads, para Fundo de Funil:

Qualquer usuário que pesquise por um assunto, é considerado fundo de funil.

Nesse caso, basta apenas encaminhá-lo a uma landing page, com uma proposta boa.

Landing page:  Relevância da página de destino do anúncio para o usuário.

Está entendendo o poder do marketing digital, com a utilização do Google, como fazer captação de pacientes em odontologia.

Utilização do Google Ads ou Facebook para divulgação:

Com certeza, essa é uma pergunta difícil para responder?

Mas, estamos aqui para ajudar você.

As divulgações devem e precisam ser nos dois.

Seu negócio deve utilizar os dois canais ao mesmo tempo, para criar uma sintonia de informações.

Em uma boa estratégia de marketing, as campanhas no Facebook e Google, servem para auxiliar uma à outra, para realizar a propaganda do seu negócio.

Tipos de anúncios de busca pelo Google Ads:

 O Google considera diversos fatores, para decidir quais anúncios serão destacados nas primeiras posições, como resultados de pesquisa, ou anúncio.

Segmentação  Anúncios serão exibidos de acordo com as regiões geográficas escolhidas;

Palavra-chave – Antes de anunciar é preciso escolher em quais palavras-chave (termos de busca) seu anúncio será veiculado;

Relevância do anúncio – O tema dos anúncios deve estar de acordo com as palavras-chave escolhidas;

Landing Page – Relevância da página de destino do anúncio para o usuário;

Taxa de conversão – Quanto mais pessoas realizarem ações específicas na página de destino, mais relevante o anúncio passa a ser;

Lances  Aqueles que escolher um CPC (custo por clique) maior em relação ao concorrente, adquire mais vantagem competitiva; 

IQ (Índice de Qualidade): o índice de qualidade depende de todos os outros fatores mencionados acima. 

Alguns critérios que o Google fornece aos anunciantes:

Palavras-chave – os anúncios são exibidos com base nas palavras-chave escolhidas. Por exemplo: se a palavra-chave do anúncio for “Emagrecimento”, o Google escolheria sites desse nicho.

Canais  A segmentação por canais permite que você escolha onde seu anúncio será exibido. Na própria plataforma basta adicionar os sites em que deseja exibir os anúncios, em vez de palavras-chave. 

Remarketing – É uma ferramenta que ajuda você a se reconectar com os visitantes do seu site. Com isso, você pode atingir pessoas que já tiveram contato com você, mas não converteram.

Tópico – A fim de categorizar os sites de diferentes nichos, o Google Ads criou tópicos específicos. Para o anunciante isso é vantajoso porque poderão selecionar vários sites que tratam sobre o assunto. Por exemplo, os sites relacionados a viagens serão listados no tópico “viagens”.

Há também os anúncios em vídeos, como no conhecido e famoso YouTube.

Nesse canal, sua seu negócio pode realizar sua propaganda através de vídeos.

Os principais benefícios para divulgação em vídeo para o seu negócio, são:

Melhor segmentação – este tipo de anúncio tem segmentação demográfica, local, interesse, palavra-chave e dispositivo, o que ajuda a alcançar o público-alvo certo no YouTube e na Rede de Display do Google.

Mais alcance – desde janeiro de 2017, o YouTube é o terceiro site mais visitado com 30 milhões de visitantes todos os dias. Além disso, anúncios em vídeo também estão disponíveis na Rede de Display do Google. Isso significa que você tem acesso a um público mais amplo.

Mensurável – os anúncios do YouTube permitem que você saiba todas as métricas necessárias, como visualizações, taxa de visualizações, cliques, alcance, frequência, engajamento, desempenho etc. Isso ajuda a avaliar o sucesso dos anúncios em vídeo.

Importante lembrar, que existe um artigo em nossos blog’s sobre tema, mas não custa lembrar e reforçar quando se trata de uma assunto tão fundamental para quem quer divulgar sua empresa via web.

Até a próxima.