O Marketing Digital para Dentistas

Marketing Digital para Dentistas na atualidade.

Toda e qualquer divulgação, a chamada propaganda deve ser realizada de forma coerente e respeitando sempre as determinações dos conselhos, para a odontologia o CRO.

É aí, que entra marketing digital para dentistas, realizado por empresa e profissionais especializados.

Vamos lá!!!

Hoje em dia divulgar o seu negócio se tornou bem, mas muito bem mais simples que antigamente, e isso não é de muitos anos atras, mas de alguns anos atras.

E sabe por quê?

Graças a redes sociais, e ao fácil acesso à internet.

Com essas mídias sociais, pode se produzir conteúdos poderosos, além de garantir a interação full time com pessoas.

Pode acontecer de parecer não ser tão valioso assim, mas acredite, são fundamentais para atrair clientes para clínica odontológica, dando início a um relacionamento que futuramente se transformará em uma consulta, e posteriormente fidelizando seu paciente em sua clínica.

Com a divulgação em mídias sociais, usando o marketing odontológico, sua clínica passa a ser vista como especialista no assunto, transmitindo confiança, que é exatamente o que os pacientes buscam na hora de contratar um dentista. O que é normal, afinal, trata-se de saúde.

O marketing odontológico, não se trata de apenas marcar presença em rede social. Uma empresa especializada, direcionas os conteúdos, cria um bom site, local esse, que é o currículo da empresa. E a empresa que quer captar pacientes na odontologia, deve investir nesse “currículo”, certo?

Acredite, isso gera valor e respeito aos visitantes, além de transmitir profissionalismo para sua clínica odontológica.

Outro ponto importante que uma empresa de marketing digital, proporciona no momento de “como atrair clientes para clínica odontológica”, é fazer com que seja mais fácil encontrar a sua clínica em posições de destaque nas páginas do Google, como: acessar seu site, ter acesso ao seu contato telefônico e o endereço da sua clínica ou consultório.

E, então porque contratar uma empresa de Marketing Digital, para divulgar Clínica Odontológica?

Exatamente, por quem especialistas entendem do assunto, da logística de divulgação, sem contar que conhecem todas as ferramentas necessárias para auxiliar a sua empresa a atingir seu objetivo.

Na divulgação, não se pode pensar que tudo é válido.

Justamente por ter que seguir as determinações do Conselho Federal de Odontologia, pois existem legislações que vetam diversas práticas, quando se trata de divulgar sua clínica odontológica.

  • Fotos de antes e depois: de acordo com a resolução CFO 196/2019, é autorizada a divulgação de imagens relativas ao diagnóstico e à conclusão dos tratamentos odontológicos, apenas quando realizados por cirurgião-dentista;
  • Divulgar preços e formas de pagamento em anúncios;
  • Divulgar procedimentos e técnicas sem comprovação científica.

Vale lembrar que no universo da saúde, são necessários certos cuidados no momento de divulgar.

O marketing odontológico, tem o objetivo de aproximar o dentista de seus pacientes, sempre disponível a tirar dúvidas e criando uma relação de confiança.

Um bom marketing de conteúdo é uma técnica válida e saudável para a clínica odontológica.

Fazer marketing para promover seu consultório odontológico é uma maneira de se diferenciar dos inúmeros concorrentes, lembra do obstáculo? Em um mercado que já está saturado. Segundo o Conselho Federal de Odontologia (CFO), em 2010 o Brasil abrigava o maior número de dentistas no mundo e esse número cresceu exponencialmente até hoje.

Conclui-se que os dentistas precisam desenvolver estratégias para se destacar. E não estamos falando de estratégias invasivas, mas sim de técnicas que ajudam a gerar mais credibilidade e autoridade na área de forma natural, sem perder a ética.

Com o marketing odontológico, você será reconhecido por seus pacientes e também no seu meio profissional. E esse é um dos pré-requisitos para um marketing boca a boca de sucesso. Ou seja: ao ser reconhecido, mais clientes e profissionais indicarão seus serviços.

O marketing odontológico, nada mais é do que o uso de estratégias e técnicas de marketing direcionados odontologia.

Essas estratégias têm como objetivo construir uma presença forte na internet, como: site, blog, redes sociais, anúncios no google, entre outros canais.

Um planejamento bem estruturado, elaborado por profissionais, trará a sua clínica odontológica um diferencial, pois nele é definido o perfil dos pacientes e as oportunidades de mercado.

Tenha sempre em mente, que não estar presente na internet está se tornando o mesmo a não existir. Sabemos que é comum pessoas pesquisarem por dentistas no Google, e ler as avaliações em redes sociais.

Sendo assim, construir uma presença forte e positiva nestes meios é o que fará a diferença, para que sua clínica esteja em destaque.

Sem contar que é possível monitorar todas as estratégias realizadas nas redes sociais, site, campanhas, entre outros. E nisso, você consegue saber exatamente quanto de retorno cada uma das iniciativas gerou para sua clínica ou consultório. Otimizando ainda mais seus investimentos.

Para finalizar, o marketing para dentistas é uma maneira altamente eficaz de se tornar autoridade na área. Atraindo clientes naturalmente, e se tornando referência na área odontológica.

A necessidade dos Leads

Já ouviu falar na palavra LEAD?

Leads são potenciais consumidores que demonstram interesse em seu produto ou serviço, buscam mais informações sobre seu negócio, tornando-se uma grande oportunidade consumo.

Quando o assunto é Marketing Digital paara dentistas, inclui em suas estratégias a exatamente a geração a LEADS.

Leads são contatos de possíveis consumidores, que de alguma forma, deixaram seus dados profissionais ou pessoais, na espera de um retorno satisfatório (como e-mail, nome ou telefone).

É a partir desse momento, que se pode inseri-lo no funil de vendas, até que se realize a compra.

Uma oportunidade e tanto para o seu negócio.

Para que seu negócio seja referência dentro do seu segmento, é importante entender alguns conceitos. Está preparado?

Vamos lá.

Geração de leads é a transformação de desconhecidos, ou seja, pessoas interessadas no segmento ou contexto do seu negócio, se transformando em conhecidos.

Isso acontece, no momento que esse lead deixa seu contato pessoal ou profissional, ne intenção de um retorno do seu negócio. Criando aí um relacionamento entre as duas partes, onde deve haver um troca simultânea de valor.

Lead é uma peça fundamental na estratégia de Maketing Digital para dentistas, nos tempos atuais, o marketing moderno.

Através de ferramentas do marketing, é possível realizar uma análise de métricas, podendo calcular o nível de engajamento do potencial cliente.

Assim é possível identificar em qual etapa do funil de vendas ele está.

Na linguagem técnica do Marketing Odontológico, é chamado de lead scoring: toda vez que uma pessoa pratica uma ação, ela recebe uma quantidade de pontos.

De acordo com a pontuação é possível classificar o nível de interação do potencial cliente, como: envolvimento e interesse. Essas variáveis são determinadas pelo seu próprio negócio.

Vamos de exemplo:

Seu negócio determinou que a pontuação máxima para ser qualificado como um lead é de número 10. Esse possível cliente, irá abrir um arquivo enviado pela sua newletter, isso já irá gerar 2 pontos.

No momento que ele acessa uma página onde está a sua empresa, com seus produtos ou serviços, ela já recebe mais 2 pontos.

Durante esse processo, ele se interessa em baixar um arquivo, um e-book, ou seja: ele está interessado no conteúdo descrito do seu segmento. Podendo evidenciar que ele está no fundo do funil, um processo mais avançado de compra. Esse ato irá gerar 6 pontos.

Totalizando 10 pontos (que sua própria empresa classificou como potencial lead), ele deve ser disponibilizado para sua equipe de vendas, que deve estar apta a entrar em contato. Entendido até aqui?

Visitantes, Assinantes e Leads: Marketing Digital para Dentistas

Existem diversas formas de avaliar a proximidade do momento qu será realizada a compra por um potencial cliente.

Visitante: É de comum entendimento, que a ideia é sempre atrais visitantes para o site do seu negócio.

Sempre a intenção será: o visitante possui um problema e seu negócio, através de conteúdos, que devem ser sempre de qualidade, oferece a solução.

Pense em um golpe de sorte!!!

Nada mais é que, seu negócio ser encontrado por aquele visitante que está precisando, e seu conteúdo gera uma positiva para a sua necessidade.

Podemos SIM, sair desse processo com uma relação entre as duas partes.

A nada melhor do que uma excelente impressão inicial.

É fundamental usar esse “gancho”, para converter esse visitante em leads.

 Lead é um possível cliente, baseando em suas ações.

A comunicação deve ser rápida, pois quem tem problema, quer solução, não é?

Algumas ideias de rápida comunicação e interação:

  • Uma maneira de interação é criar chatbots, para sanar dúvidas de forma rápida de visitantes,
  • Conteúdos interativos, gera uma experiência personalizada aos visitantes,
  • Pesquise sobre seus clientes ideais, e adapte os conteúdos de suas publicações e sites voltados aos interesses dele, ou mesmo escolha um nicho para atrais públicos menores.

Assinante: Transforme os desconhecidos para leads. Como? Faça convites para receber conteúdos, para isso, o convide para assinar sua newletter. Apesar do contato ser distante, pois você terá o e-mail, e no máximo o nome do possível lead, ainda sim, poderá estender esse relacionamento através do marketing usado em sua estratégia. É importante incluir CTA’s (Call to Action, ou chamada para ação), que nada mais é, perguntas aos possíveis cliente, por exemplo: Perguntar se a pessoa tem interesse em continuar recebendo e-mail’s.

Lead: quando se torna um assinante, é possível também passar a ser um lead. Sendo assim, este deve ser nutrido com conteúdo relevantes.

Existem alguns detalhes que diferenciam os tipos de leads, são eles:

  • Suspect: aquele não demonstrou interesse;
  • Lead Qualificado (QL ou Qualified Lead): este possui o perfil ideal para ser um cliente,
  • MQL (Marketing Qualified Lead): este percorre toda a jornada de compra, suficiente para reconhecer que existe um problema, e que o seu negócio é a solução, e com certeza ele acredita que você irá resolver.