Marketing Odontologico: Automatização

Automatização para Clínicas e Consultórios Odontológicos em conjunto com o marketing odontológico.

Nada mais óbvio, que a intenção dos profissionais é deixar suas clínicas conhecidas e fidelizando seus pacientes. E isso quer dizer: Agenda Cheia.

Mas claro, atendimento com qualidade.

O marketing digital para dentistas é para facilitar a divulgação e captação de pacientes para sua clínica odontológica.

É muito importante entender que: com o avanço da internet, sua clínica deve ser automatizada. Isso trará um atendimento rápido e personalizado, que deve incluir uma resposta de tempo de espera curto.

Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas a internet, com isso as empresas têm buscado investir em um atendimento aprimorado, visando ser um diferencial, no quesito relacionamento com usuários.

Afinal, ninguém gosta de ficar esperando, ainda mais com a correria do dia a dia.

Desde a pandemia de COVID-19, os consultórios odontológicos passaram a ter que se adaptar a atual realidade. E mais, adaptar rapidamente à realidade da pandemia, e agora estão mais ocupados do que nunca.

Resultado positivo e com a tecnologia certa, os dentistas podem automatizar suas clínicas odontológicas para terem maior eficiência e crescimento.

Com os pacientes começando a chegar novamente e tendo que lidar com novos protocolos de segurança, mesmo com grande parte da população já vacinada, garantir que o resto da operação corra bem não será fácil.

Existem maneiras desimplificar as operações por meio da automação de processos.

Lembrando que automatizar sua clínica odontológica não significa substituir pessoas.

É o oposto, é tornar a vida mais fácil para todos os membros dela, pois eles não precisam mais realizar tarefas manuais que exigem muito tempo e podem se concentrar em melhorar as experiências do paciente e, por fim, melhorar os resultados financeiros do negócio.

Simplifique o cadastro de pacientes com formulários eletrônicos

O cadastro de paciente da sua clínica é considerado eficiente?

Envolver uma ferramenta digital, o processo certamente será melhor. Os formulários eletrônicos otimizam tantas áreas do front office que é quase impossível que alguém se atrapalhe ao configurá-los.

Por um lado, os formulários eletrônicos permitem que os pacientes preencham a maior parte de sua papelada antes mesmo de colocar os pés na clínica. Isso afina as linhas na recepção. Também contribui para um sistema de cadastro bastante eficiente.


E há o fato de que a maioria dos formulários eletrônicos sincronizam automaticamente com o software de gestão da clínica. Isso por si só reduz um tempo considerável do processo de check-in. Também elimina quaisquer erros que possam surgir devido à transcrição de escrita ilegível.

Alguns formulários eletrônicos também podem ser “impressos em dispositivos móveis”, o que é uma maneira sofisticada de dizer que planos de tratamento personalizados podem ser carregados em um tablet, onde os pacientes assinam na hora.

Os formulários digitais são a forma mais comum de automatizar sua clínica odontológica.

Sua clínica precisa das mídias sociais para um plano de marketing odontológico. É dessa forma que o marketing digital para dentistas trabalha, nessa era digital. E para evitar falhas ou conteúdos desgastante, é necessário encontrar uma maneira de automatizar as postagens das suas clínicas.

Quando se fala em agendamento de consulta ou procedimento, são inúmeras as opções. Uma delas é utilizar a plataforma Estúdio de Criação do Facebook (ou seja, através do próprio Facebook), com um auxílio de um aplicativo de terceiros ou por meio de tecnologias odontológicas específicas que oferecem bibliotecas de conteúdo predefinido.

Tratamento com conteúdo educacional

Na grande maioria os pacientes não são educados o suficiente quanto a necessidade do cuidado com a saúde bucal. Eles apenas se sentam na cadeira, compreendendo parcialmente os procedimentos de que precisam. E com uma agenda lotada, não há muito tempo que o dentista ou os membros da equipe podem despender na educação.

E é aí, que o conteúdo digital bem elaborado se torna educativo.

Pois ele irá chegar a pessoa instruídas e a outras que não compreender tanto, mas, o mais importante é: chegar as pessoas que pesquisam pelo serviço que sua clínica de odontologia oferece.

A transmissão de conteúdos na área de espera, como vídeos explicativos sobre procedimentos, garantirá que seus pacientes tenham todas as informações adequadas para tomar decisões informadas. Crie uma programação pertinente aos tratamentos oferecidos na sua clínica odontológica.

Postagens com conteúdo educacional permite que os pacientes pensem sobre seus tratamentos e formulem perguntas antes de chegarem ao profissional de odontologia.

Quando bem-informados, poderão aprender mais sobre os procedimentos de acompanhamento e não serão pegos desprevenidos quando você discutir as próximas etapas do tratamento.

Com o conteúdo certo, sua clínica pode educar os pacientes desde o momento em que eles colocam os pés na porta até quando agendam a próxima consulta.

marketing odontológico
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Aumente a sua presença nas redes sociais

É de extrema importância o domínio das redessociais.

Definindo etapas:

Primeiro: Foco em quais são os pontos melhores para seu consultório ou clínica odontológica, como por exemplo, venda.

Segundo: Utilizar plataformas como Instagram e Facebook deve ser obrigatório, visto que 98% das pessoas estão conectadas nelas.

Em seguida, iniciar a automatização do processo.

Se você “twittar” manualmente, postar no Facebook, acessar o Instagram e publicar algo no LinkedIn, isso consumirá no mínimo metade da sua manhã.

Mas automatizando, isso será postado automaticamente, seja diariamente, semanalmente ou mensalmente. Isso será de acordo com o planejamento do seu consultório odontológico ou clínica de odontologia.

Crie campanhas

Para sua clínica gerar leads, é interessante que tenha um tipo de software de gestão.

Isso devido a execução de campanhas de recall mais extensas.

Na realidade atual, tudo se resume a quantidade, ou seja, o recall manual não é apenas ineficiente, mas também deixa a receita na mesa. Um sistema automatizado é melhor para a sanidade de sua equipe e os resultados financeiros de sua prática.

É importante que seja planejado com bastante antecedência, interagindo com os pacientes por meio de vários canais de comunicação, enviando mensagens em uma variedade de mídias e manter uma cadência adequada.

Um exemplo de campanha de recall que irá surtir resultados ótimos:

“Trinta dias longe da clínica odontológica”

Conteúdo no Instagram que diz: “O fio dental é exelente, mas não é o suficiente”;

Uma campanha com duração de em torno de cento e vinte dias, utilizando vários meios de comunicação no mundo digital e não desistindo dos pacientes, mesmo quando ele não comparecer, terá um retorno extremamente significativo para o seu negócio.

Plano de Marketing digital para Dentistas

A atividade odontológica em sua grande maioria, cria um contato prolongado e íntimo com seus pacientes.

Diante disso torna-se mais evidente a necessidade da utilização do marketing de relacionamento, devido a problemas como insatisfação dos pacientes, que pode ocorrer após a prestação de um serviço odontológico.

Um programa de marketing de relacionamento traz vários benefícios para sua clínica ou consultório odontológico, que consegue manter-se no mercado com competitividade.

A adoção de um plano de marketing de relacionamento deve principalmente aproximar o cliente da empresa, sendo assim, a empresa deve estar disposta a escutar os clientes para que os serviços prestados sempre estejam superando a expectativa dos mesmos, deste modo o serviço pode ser recomendado para novas pessoas.

Um exemplo de automatização para sua clínica é o chatbot.

Falamos dele em blog anterior.

Chatbots, são robôs que conversam.

Esses robôs, são software, que tem por objetivo se comunicar com usuários através de uma linguagem natural, utilizando a inteligência artificial, para ter uma proximidade real do usuário.

Como funciona um Chatbot em conjunto com o marketing odontológico?

Chatbot baseado em regras: neste caso, sua programação e baseado em determinadas regras e diretrizes. Sendo um pouco mais limitado, pois só pode responder a uma quantidade de perguntas.

Por exemplo, ele precisa ser programado com uma série de “possíveis perguntas” para que possa responder. Caso o usuário faça uma pergunta que não esteja em seu banco de dados, o chatbot não será capaz de compreender e nem de responder.

Chatebot baseado em inteligência artificial: neste caso, trata-se de um robô mais completo, por possuir a capacidade de uma rede neural artificial, baseado no cérebro humano. Isso quer dizer que ele consegue interagir com os usuários de maneira natural, pois aprende a nossa linguagem e busca solução para nos apresentar. Em seu banco de dados, ou seja, em sua programação, ele recebe uma carga inicial de informação e a partir disso, consegue interagir com um atendimento mais preciso.

Dentro destes dois grupos, existem esses diferenciais que facilitam as estratégias conforme a necessidade do cliente, são eles:

Chatbot Escudo: relacionado ao esclarecimento de dúvidas frequentes, reclamações e sugestões, voltado para canais de atendimento aos clientes.

Chatbot Proativo: este não espera que o usuário inicie uma conversa para sanar dúvidas. Ao detectar um usuário navegando pelo site, ele envia uma notificação que impulsiona o processo de compra, por exemplo, um cupom de desconto.

Chatbot Conversacional: este é o bem popular, por promover conversas duradouras, ou seja, por um longo período. Tem por objetivo entreter e engajar o usuário, o envolvendo com a sua marca, suas clínicas, com seus procedimentos oferecidos.

Em nossa página de blog aqui na trilha, você encontra o conteúdo completo sobre chatbot.

Até a próxima.