5 Chatbot para Clínicas como ferramenta de marketing odontológico

É visível que a odontologia vem sofrendo grandes transformações e isso inclui tecnologia e inovação no marketing odontológico nos meios sociais.

No meio social, os profissionais passaram a interagir com seus pacientes e colegas de profissão em conjunto com o marketing digital pra dentistas.

O desejo de todos donos de clínicas é captação de pacientes em odontologia ou estética e isso se faz com marketing odontológico.

Antes de qualquer coisa, é necessário conhecer seu público-alvo que possivelmente terá interesse em seus serviços. O caminho para atrair essas pessoas, é conhecer seu perfil, aquele que mais de adeque em seu atendimento e para descubrir utilizamos o marketing odontológico. Teremos a oportunidade de falar sobre esse assunto em um próximo blog.

É esse o papel do marketing digital para dentistas.

Mas você já pensou em automatizar ainda mais suas ações usando um chatbot para clínicas?

Pesquisas recentes, mostraram que grande parte da população utiliza a internet para realizar pesquisas sobre saúde, e um dos assuntos mais pesquisados são: alimentação, doenças e seus sintomas, emagrecimento e tratamentos estéticos.

As pessoas buscam atendimento ágil, rápido e personalizado, e isso inclui uma resposta com tempo de esperar do profissional para o cliente de até 30 minutos.

Nesse sentido de atendimento, o Chatbot pode ajudar a sua clínica, tornando esse um diferencial para ser usado como ferramenta de marketing odontológico. Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas a internet, com isso as empresas têm buscado investir em um atendimento aprimorado, visando ser um diferencial, no quesito relacionamento com usuários.

O que é um Chatbot?

Chatbots, são exatamente robôs que conversam.

Esses robôs, são software, ferramentas do marketing digital para dentistas, que tem por objetivo se comunicar com usuários através de uma linguagem natural, utilizando a inteligência artificial, para ter uma proximidade real do usuário.

É um programa de computador que simula uma conversa humana em um chat.

Esse sistema usam uma interface conversacional para entregar um produto, serviço ou uma experiência. Assim, sendo possível automatizar tarefas repetitivas, como dúvidas frequentes, através de um diálogo definido entre o usuário e um robô.

Com funciona um Chatbot?

Primeiro, vamos explicar que, o chatbot é dividido em dois grupos, são eles:

Chatbot baseado em regras: neste caso, sua programação e baseado em determinadas regras e diretrizes. Sendo um pouco mais limitado, pois só pode responder a uma quantidade de perguntas.

Por exemplo, ele precisa ser programado com uma série de “possíveis perguntas” para que possa responder. Caso o usuário faça uma pergunta que não esteja em seu banco de dados, o chatbot não será capaz de compreender e nem de responder.

Chatebot baseado em inteligência artificial: neste caso, trata-se de um robô mais completo, por possuir a capacidade de um rede neural artificial, baseado no cérebro humano. Isso que dizer que ele consegue interagir com os usuários de maneira natural, pois aprende a nossa linguagem e busca solução para nos apresentar. Em seu banco de dados, ou seja em sua programação, ele recebe uma carga inicial de informação e a partir disso, consegue interagir com um atendimento mais preciso, ajudando em como fazer captação de pacientes em odontologia

Dentro destes dois grupos, existem esses diferenciais que facilitam as estratégias conforme a necessidade do cliente, são eles:

Chatbot Proativo: este não espera que o usuário inicie uma conversa para sanar dúvidas. Ao detectar um usuário que está procurando sobre marketing para dentistas no site, ele envia uma notificação que impulsiona o processo de compra, por exemplo, um cupom de desconto.

Chatbot Escudo: relacionado ao esclarecimento de dúvidas frequentes, reclamações e sugestões, voltado para canais de atendimento aos clientes.

Chatbot Conversacional: este é o bem popular, por promover conversas duradouras, ou seja, por um longo período. Tem por objetivo entreter e engajar o usuário, o envolvendo com a sua marca, suas clínicas, com seus procedimentos oferecidos.

Chatbot Social: baseado na interação com diversos usuários ao mesmo tempo e com o mesmo objetivo, que neste caso é o desenvolvimento de pesquisas. Por exemplo: conhecer melhor a opinião do público, buscando entender o que pode ser agregado ou mudado, visando seu negócio de forma geral.

Chatbot Otimizador: neste caso, está relacionado a organização de tarefas, por exemplo: agendamento de consultas e reuniões, confirmação de pedidos e muitos outros. Trata-se de um parceiro para um aplicativo, como no desenvolvimento de diálogos no whatsapp e Facebook.

marketind digital para dentistas
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  • Qual a vantagem do chatbot para uma clínica?

Os chatbots para clínicas, auxilial cada vez mais a melhorar a experiencia de atendimeno bem como fazer captação de pacientes em odontologia.

Por que usar o Chatbot?

Automação de processos: Com a utilização deste robô, sua clínica irá oferecer um atendimento mais rápido e personalizado.


É possível usar o chatbot como ferramenta do marketing odontológico para seus pacientes agendarem e remarcarem consultas, tirarem as dúvidas mais usuais, receber informações sobre consultas e procedimentos, ter um acompanhamento pós-consulta mais adequado, receber lembretes de agendamentos, entre outras.

Melhora no atendimento: Este é o principal objetivo em utilizar o chatbot, que é melhorar o atendimento do seu paciente. Isso gera autonomia no atendimento. Paciente satisfeito, são ótimas referências para captar novos pacientes, visto que a melhor propaganda é a referência de um usuário que se sente satisfeito, indicando sua clínica a um possível novo paciente. Aquela antiga propaganda de “boca a boca”.

Redução de custos: Sua clínica não precisará de equipe grande de atendimento para atender seus pacientes. O Chatbot trabalha 24h por dia, 7 dias por semana, gerando um atendimento ágil e eficiente, mesmo quando sua clínica não estiver funcionando.


Diferenciação da concorrência: Ter um diferencial é que faz a sua marca, clínica se destacar entre os demais. Um bom atendimento gera uma indicação a outro futuro paciente. Oferecer tecnologia e soluções diferenciadas juntamente com o marketing digital para dentistas, tende a gerar mais pacientes, e os já existentes, tornar-los fiéis. Falamos em conteúdos passados, sobre a concorrência na área da saúde, e hoje, o diferencial é oferecer soluções, seja na realização do procedimento e no atendimento, pois isso mostra o quanto sua clínica se importa com a experiência dos seus pacientes.

Vamos citar algumas empresas que utilizam chatbot:

Banco Bradesco: Já ouviram falar da Bia (Bradesco Inteligência Artificial)? Pois é, a inteligência artificial do banco;

Uber: Para usuários que estão sem bateria no celular, um cliente pode chamar um carro através do Facebool Mesenger. Mas isso se a solicitação for feita através de um computador.

Burguer King: possui uma funcionalidade diferentes dos outros, pois o robô de atendimento permite o envio de currículos por meio de conversas para realizarem as primeiras etapas do processo.

Vivo: permite o acesso de contas, acompanhamento de consumo de internet, franquias de dados, planos saldo e demais assuntos. O nome dela é Aura.

Natura: a Nat, recomenda produtos para usuários com base em suas preferências e auxilia em todo processo de compra.

marketind digital para dentistas
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Como aliar o chatbot às suas estratégias digitais?


Nas redes sociais, no perfil da sua clínica, ou no seu site, para agendar consultas e tirar dúvidas;

Estratégias em anúncios nas redes sociais, em que o robô é programado para iniciar uma conversa com o usuário que interagir com o seu anúncio;

No disparo de lembrete de consultas e procedimentos;

Para o agendamento de consultas e procedimentos via redes sociais, WhatsApp ou pelo site da sua clínica;

Para tirar dúvidas dos seus pacientes e oferecer informações valiosas;

Para lembrar os pacientes quando é o momento de agendar retornos, no caso de pacientes com tratamentos crônicos;

Integrando o chatbot ao sistema de gestão da clínica, com atualização automática da agenda dos profissionais e facilidade de organização.

A implementação do chatbot, pode ser feita em diferentes plataformas como: chat dos sites das empresas, aplicativos da sua clínica e nas redes sociais. Deixando o usuário a vontade para escolher qual o canal de comunicação com a sua clínica ele prefere utilizar.

Prospecção de novos pacientes:


O chatbot possui um uso de 100% de eficácia através do marketing digital para dentistas. Aliar essa tecnologia, com as estratégias de marketing digital para dentistas em anúncios das redes sociais, pelo Instagram e Facebook melhoram a taxa de conversão e deixando a sua clínica com uma excelente imagem.

A interação ocorre quando o usuário deixa um comentário em sua publicação. Ou seja, o chatobot pode ser programado para convidá-lo para uma conversa. Nisso gerando um bate papo, onde o usuário irá inserir perguntas para tirar dúvidas, e o chatbot irá atendê-lo procurando responder prontamente, já realizando um agendamento da primeira consulta ou uma consulta de avaliação.

É possível entender, que um chatbot para clínica, serve para facilitar o andamento das demandas do dia a dia, para melhorar a qualidade do atendimento. Acredite, isso faz uma enorme diferença. Até porque hoje buscamos atendimento rápido e eficaz.

Isso não quer dizer que sua clínica não precisará de uma secretária ou recepcionista, mas sim, irá desafogar as demandas desses profissionais, que poderão se dedicar em outras atividades essenciais, sem perder a qualidade no atendimento telefônico.

É preciso entender, que com o avanço diário da tecnologia, se faz necessário integrar tecnologia x estratégias.

Agregar tecnologia com o marketing digital para dentistas, aumenta a captação de pacientes na odontologia. Visto que a sua clínica busca manter a agenda cheia, e isso inclui fidelizar pacientes e estar em constante crescimento com novos pacientes.

Por consequência a experiência se torna bem mais positiva.

Vale lembrar que, para que toda essa tecnologia funcione de forma estratégica, gerando retorno positivo para sua clínica, esta deve ser integrada a uma plataforma de CRM. Assim as informações serão armazenadas em um só lugar, onde poderão ser acessadas facilmente durante o atendimento.