Máquina de Vendas | Como implementar na sua empresa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email

Importância da Máquina de Vendas

Se existe um objetivo em comum entre as empresas, independente de seu ramo, mercado, produto que vende e tamanho, é o objetivo de alavancar as vendas, aumentar seu lucro, desenvolver sua equipe de vendas e alcançar seu maior potencial.

A estratégia atual que mais tem garantido resultados no aumento das vendas é a Máquina de Vendas. Já ouviu falar? Nesse artigo vamos tirar todas suas dúvidas sobre essa estratégia e ainda te contar o que você precisa fazer para implementar na sua empresa.

O que é Máquina de Vendas?

Se fosse preciso simplificar o conceito de Máquina de Vendas em uma frase, seria: modelo escalável de vendas. Entenda-se por escalável uma estrutura automatizada que sustenta um crescimento exponencial de leads (contatos), prospects (interessados) e vendas (clientes). 

A palavra “máquina” é usada justamente por isso, pela automação dos processos de vendas, como uma máquina que trabalha 24h por dia, que se auto alimenta. 

Como é a estrutura de uma Máquina de Vendas?

Cada máquina de vendas terá sua estrutura adaptada à empresa, ao setor, ao produto e ao cliente-alvo. Para isso, existem pontos obrigatórios que toda empresa precisa passar para conseguir criar seu modelo escalável de vendas e poder finalmente vender todos os dias. Saiba agora quais são os pilares de uma máquina de vendas

Maquinas de vendas integrada

1 – Tecnologia

Sua equipe precisará de ferramentas digitais para executar cada etapa do processo de vendas. Também chamadas de dashboards, você encontra milhares de SaaS (Software as a service / softwares de serviço) focados na metodologia de Máquina de Vendas e que podem ser gerenciadas por sua própria equipe. CRM, Landing Page, Email marketing, Produção de Conteúdo, Relacionamento e muitas outras atividades podem ser automatizados para tornar o setor de vendas escalável. 

2 – Foco no cliente

Uma máquina de vendas só funciona mesmo se o comportamento do seu público-alvo está verdadeiramente mapeado. Cada atitude dentro da jornada de compra precisa ser antecipada para que a automação funcione de maneira eficaz. Ou seja, o foco no cliente em cada etapa do processo é essencial para o sucesso dessa metodologia. 

3 – Canais de Aquisição de leads

Toda máquina de vendas começa pelo “topo do funil”. Não entendeu? Imagine um funil: a boca é mais larga e o final dele é bem estreito, certo? Esse é o formato de funcionamento da máquina de vendas, onde muitas pessoas entram pelo “topo do funil” e somente as realmente interessadas percorre todo o caminho do funil, chegando na parte mais estreita e finalmente concretizando a compra. 

Os canais de aquisição de leads são responsáveis por atrair o máximo de pessoas do seu público alvo para que essa pessoa percorra a sua jornada de compra dentro do funil, dentro da máquina de vendas. 

4 – Processo de prospecção

Quais são os caminhos que o lead (o contato) vai percorrer para se convencer do seu produto/serviço? Definir o processo de prospecção significa definir estrategicamente os pontos de contato que vão tornar o lead em um interessado, um potencial cliente. Um plataforma de cadência de prospecção acelera o processo e aumenta a produtividade da máquina de vendas

5 – Processo de vendas

O processo de vendas pode incluir tanto ofertas automatizadas como o contato direto da sua equipe de vendas para fechar contrato. O processo de vendas pode começar antes mesmo do processo de prospecção acabar, tudo depende da estratégia que você vai definir como o topo da sua máquina. 

6 – Monitoramento 

A vantagem de criar um processo de vendas digital é poder monitorar o comportamento do seu cliente, cada passo que ele dá dentro da máquina de vendas e dessa maneira poder repensar estratégias, remanejar ferramentas e até fazer mudanças mais radicais. 

7 – Métricas

Além de monitorar, acompanhar as métricas, ou seja, os números e os resultados de cada fase da máquina também é possível e essencial para otimizar todo o processo. As ferramentas SaaS são perfeitas para esse processo. Quanto mais conectadas são as ferramentas que sua equipe escolher para gerenciar a máquina, melhores métricas vocês terão. 
Precisa de ajuda para implementar essa estratégia na sua empresa? Conte com a gente e marque uma reunião sem compromisso para descobrir como podemos ajudar sua equipe de vendas. Clique aqui para entrar em contato.