Como fazer captação de pacientes em odontologia utilizando a gestão de ligações como marketing digital para dentistas?

Marketing digital para dentistas e sua geração de leads

Gestão de Ligações

Como fazer a captação de pacientes em odontlogia? É essencial estar em contato com os clientes, e o marketing digital para dentistas te ajuda nisso.

Um bom atendimento transmite confiança, sem contar excelente impressçao para quem procura.

Mesmo com toda essa evolução na tecnologia, as ligações ainda fazem parte do nosso cotidiano, e são muito priorizadas em algumas situações. Isso devido a agilidade do contato, rapidez na comunicação e na resposta.

Porém para muitas empresas essas ligações geram custos, daí a necessidade que a empresa tenha uma boa gestão de ligação.

Vamos te dar alguns insights importantes. 

1 – Como fazer a gestão de ligações

2 – Vantagens

3 – Programas para gestão de ligações

Por que utilizar a gestão de ligações como marketing digital para dentistas?

Primeiramente controlar e mapear custos que seu negócio tem com telefonia.

Mas, além disso, ela é útil para investigar os fluxos e investimentos em cada processo, saber exatamente qual é o tempo gasto em cada atendimento e ainda, entender como cada etapa pode ser otimizada. 

Com a gestão de ligações seu negócio irá saber exatamente quanto e com o que está gastando Ficando mais fácil mapear se são necessários cortes e, se eles são realmente viáveis.  

O foco desse processo é fazer com que se gaste apenas o necessário para que o seu atendimento ocorra de maneira adequada e satisfatória.  

A gestão de ligações deve fazer parte da estratégia de relacionamento do seu negócio com o cliente e deve ser levada a sério para preservar a imagem e credibilidade da sua empresa perante os seus clientes, assim ajudando em como fazer captação de pacientes em odontologia.

Gestão de ligação: Vantagem

Todo o material analisado é extremamente valioso.

E ajuda a diminuir os erros operacionais, aumentar a agilidade do atendimento, como chamar pacientes para consultório odontológicoe principalmente aumentam a satisfação dos clientes. Além de reduzir custos com o processo de atendimento. 

Isso evita uma das maiores reclamações de quem entra em contato com uma empresa por telefone: a demora no atendimento. Levando a desistência de um paciente ou possivel paciente, pois este deu preferência ao seu negócio.

Com a gestão de ligações há também uma significativa melhoria da gestão da empresaCom os relatórios e filtros gerenciais, é possível extrair uma série de informações relevantes.

Elas contribuem para a melhoria tanto do atendimento quanto dos produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio.

Uma execelnte opção são os chatbots.

Falamos sobre ele em um post anterior.

Vamos relembrar?

funil de captação de clientes
funil de captação de clientes

O que é um Chatbot?

Chatbots, são exatamente robôs que conversam.

Esses robôs, são software, que tem por obejtivo se comunicar com usuários através de uma linguagem natural, utilizando a inteligência artificial, para ter uma proximidade real do usuário.

É um programa de computador que simula uma conversa humana em um chat.

E o que o chatbot ajuda em como fazer captação de pacientes em odontologia?

Esse sistema usam uma interface conversacional para entregar um produto, serviço ou uma experiência. Assim, sendo possível automatizar tarefas repetitivas, como dúvidas frequentes, através de um diálogo definido entre o usuário e um robô.

Com funciona um Chatbot?

Primeira, vamos explicar que, o chatbot é dividido em dois grupos, são eles:

Chatbot baseado em regras: neste caso, sua programação e baseado em determinasas regras e diretrizes. Sendo um pouco mais limitado, pois só pode responder a uma quantidade de perguntas.

Por exemplo, ele precisa ser programado com uma série de “possíveis perguntas” para que possa responder. Caso o usuáio faça uma pergunta que não esteja em seu banco de dados, o chatbot não será capaz de compreender e nem de rsponder.

Chatebot baseado em inteligência artificial: neste caso, trata-se de um robô mais completo, por possuir a capacidade de uma rede reural artificial, baseado no cérebro humano. Isso que dizer que ele consegue interagir com os usuários de maniera natural, pois aprende a nosa liguagem e busca solução para nos apresentar. Em seu banco de dados, ou seja, em sua programação, ele recebe uma carga inicial de informação e a partir disso, consegue interagir com um atendimento mais preciso.

Dentro destes dois grupos, existem esses diferenciais que facilitam as estratégias conforme a necessidade do cliente, são eles:

Chatbot Escudo:

Relacionado ao esclarecimento de dúvidas frequentes, reclamações e sugestões, voltado para canais de atendimento aos clientes.

Chatbot Proativo:

Este não espera que o usuário inicie uma conversa para sanar dúvidas. Ao detectar um usuário navegando pelo site, ele envia uma notificação que impulsiona o processo de compra, por exemplo, um cupom de desconto.

Chatbot Conversacional:

Este é o bem popular, por promover conversas duradouras, ou seja, por um longo período. Tem por obejtivo intreter e engajar o usuário, o envolvendo com a sua marca, suas clínicas, com seus procedimentos oferecidos.

Chatbot Social:

Baseado na interação com diversos usuários ao mesmo tempo e com o mesmo objetivo, que neste caso é o desenvolvimento de pesquisas. Por exemplo: conhecer melhor a opinião do público, buscando entender o que poder ser agregado ou mudado, visando seu negócio de forma geral.

Chatbot Otimizador:

Neste caso, está relacionado ao rganização de tarefas, por exemplo: agendamento de consultas e reuniões, confirmação de pedidos e muitos outros. Trata-se de um parceiro para um aplicativo, como no desenvolvimento de diálogos no whatsapp e Facebook.

Qual a vantagem do chatbot para uma clínica?

Os chatbots para clínicas em conjunto com o marketing digital para dentistas, auxilia cada vez mais a melhorar a experiencia de atendimeno bem como fazer captação de pacientes em odontologia.

Porque usar o Chatbot?

Automação de processos:

Com a utilização deste robô, sua clínica irá oferecer um atendimentomais rápido e personalizado.

É possível usar o chatbot para seus pacientes agendarem e remarcarem consultas, tirarem as dúvidas mais usuais, receber informações sobre consultas e procedimentos, ter um acompanhamento pós-consulta mais adequado, receber lembretes de agendamentos, entre outras.

Melhora no atendimento:

Este é o principal objetovo em utilizar o chatbot, melhorar o atendimento do seu paciente. Isso gera autonomia no atendimento. Pacinete satisfeito, são ótimas referências para captar novos pacientes, visto que a melhor propaganda é a referência de um usuário que se sente safisteito, indicando sua clínica a um possivel novo paciente.

 Redução de custos:

Sua clínica não precisará de equipe grande de atendimento para atender seus pacientes. O Chatbot trabalha 24h por dia, 7 dias por semana, gerando um atendimento ágil e eficiente, mesmo quando sua clínica não estiver funcionando.


Diferenciação da concorrência:

Ter um diferencial é que faz a sua marca e o marketing digital pra denstistas ajuda sua clínica se destacar entre os demais. Um bom atendimento gera uma indicação a outro futuro paciente. Oferecer tecnologia e soluções diferenciadas, tende a gerar mais pacientes, e os já existentes, tornar-los fiéis. Falamos em conteúdos passados, sobre a concorrencia na área da saúde, e hoje, o diferencial é oferecer soluções, seja na realização do procedimento e no atendimento, pois isso mostra o quanto sua clínica se importa com a expriência dos seus pacientes.

Vamos citar algumas empresas que utilizam chatbot:

Banco Bradesco: Já ouviram falar da Bia (Bradesco Inteligencia Artificial)? Poisé, a inteligencia artificial do banco;
Uber: Para usuários que estão sem bateria no celular, um cliente pode chamar um carro atraves do Facebool Mesenger. Mas isso se a solicitação for feita através de um computador.
Burguer King: possui uma funcionalidade diferentes dos outros, pois o robô de atendimento permite o envio de currículos por meio de conversas para realizarem as primeiras etapas do processo.
Vivo: permite o acesso de contas, aconhamento de consumo de internet, franquias de dados, planos saldos e demais assuntos. O nome dela é Aura.
Natura: a Nat, recomenda produtos para usuários com base em suas preferências e auxilia em todo processo de compra.
funil de captação de clientes
funil de captação de clientes

Como aliar o chatbot às suas estratégias digitais?

Nas redes sociais, no perfil da sua clínica, ou no seu site, para agendar consultas e tirar dúvidas;

Estratégias em anúncios nas redes sociais, em que o robô é programado para iniciar uma conversa com o usuário que interagir com o seu anúncio;

No disparo de lembrete de consultas e procedimentos;

Para o agendamento de consultas e procedimentos via redes sociais, WhatsApp ou pelo site da sua clínica;

Para tirar dúvidas dos seus pacientes e oferecer informações valiosas;

Para lembrar os pacientes quando é o momento de agendar retornos, no caso de pacientes com tratamentos crônicos;

Integrando o chatbot ao sistema de gestão da clínica, com atualização automática da agenda dos profissionais e facilidade de organização.

A implementação do chatbot, pode ser feita em diferentes plataformas como: chat dos sites das empresas, aplicativos da sua clínica e nas redes sociais. Deixando o usuário a vontade para escolher qual o canal de comunicação com a sua clínica ele prefere utilizar.

Prospecção de novos pacientes:

O chatbot possui um uso de 100% de eficácia através do marketing digital para dentistas. Aliar essa tecnologia, com as estratégias de marketing digital para dentistas em anúncios das redes sociais, pelo Instagram e Facebook melhoram a taxa de conversão e deixando a sua clínica com uma excelente imagem.

A interação ocorre quando o usuário deixa um comentário em sua publicação. Ou seja, o chatobot pode ser programado para convidá-lo para uma conversa. Nisso gerando um bate papo, onde o usuário irá inserir peguntas para tirar dúvidas, e o chatbot irá atendê-lo procurando responder prontamente, já realizando um agendamento da primeira consulta ou uma consulta de avaliação.

È possível entender, que um chatbot para clínica, serve para facilitar o andamento das demandas do dia a dia, para melhorar a qualidade do atendimento. Acredite, isso faz uma enorme diferença. Até porque hoje buscamos atendimento rápido e eficaz.

Isso não quer dizer que sua clínica não precisará de uma secretária ou recepcionista, mas dim, irá desafogar as demandas desses proficionais, que poderam se dedicar em outras atividades essenciais, sem que se perda a qualidade no atendimento telefonico.

É preciso entender, que com o avanço diário da tecnologia, se faz necessário integrar tecnologia x estratégias.

Agregar tecnologia com o marketing digital para dentistas, aumenta a captação de pacientes na odontologia. Visto que a sua clínica busca pe manter a agenda cheia, e isso inclui fidelizar pacientes e estar em constatnte crescimento com novos pacientes.

Por consequencia a experiencia se torna bem mais positiva.

Vale lembrar que, para que toda essa tecnologia funione de forma estratégica, gerando retorno positivo para sua clínica, esta deve ser integrada a uma plataforma de CRM. Assim as informações serão armazenadas em um só lugar, onde poderam ser acessadas facilmente durante o atendimento.